Futebol

Coxa cai para Série B com briga generalizada no campo

07 dez 2009 às 08:58

Com o apito final, decretando o rebaixamento do Coritiba, dezenas de torcedores invadiram o gramado do Estádio Couto Pereira e partiram para a briga com a polícia, transformando o local numa verdadeira praça de guerra.

A invasão começou na curva de entrada, onde se encontravam as torcidas organizadas do Coritiba. Ao adentrar no gramado, os marginais partiram para a agressão contra o trio de arbitragem comandado por Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) e jogadores do Fluminense que estavam comemorando a permanência na Série A.


Na confusão, jornalistas que trabalhavam na praça esportiva também foram agredidos. Na ocasião, um torcedor utilizou um tripé de câmera de vídeo para ameaçar os policiais. Um dos membros da Polícia Militar foi atingido na cabeça e ficou desacordado até um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal pousar no gramado e retira-lo do local.


A tropa de choque foi chamada e conteve os ímpetos dos torcedores com bombas de efeito moral e balas de borracha. Ainda não há estimativa de feridos.


Mais um vexame para a triste tarde na história do clube paranaense.


JOGO
O Fluminense conseguiu o que parecia impossível, depois de ficar 27 rodadas seguidas na zona de rebaixamento do Brasileirão. Com o empate por 1 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, o time carioca conseguiu escapar da queda e mandou o Coritiba para a Série B de 2010.


Com o empate deste domingo, o Fluminense foi aos 46 pontos e terminou o campeonato em 16º lugar. O Coritiba, por sua vez, chegou aos 45 pontos, ficando na 17ª posição e sendo rebaixado no ano do seu centenário. A queda provocou revolta da torcida do time paranaense, que invadiu o gramado e enfrentou a polícia.


Para irritar o adversário e tentar ter alguma vantagem por saber os outros resultados da rodada, o Fluminense adotou a velha tática de atrasar sua entrada em campo. Assim, a partida começou cerca de 10 minutos depois do que estava programado. Mesmo assim, o Coritiba começou melhor, pressionando.


Logo no primeiro minuto, Renatinho chegou com perigo ao gol do Fluminense, aproveitando a sobra de uma disputa entre o atacante Ariel e goleiro Rafael. Na sequência, Renatinho fez outra boa jogada pela esquerda e só foi parado com falta na entrada da área. Na cobrança, Marcos Aurélio mandou raspando na trave.


O Fluminense também levava perigo, como aconteceu no lance em que Fred desviou e o zagueiro Jéci tirou a bola em cima da linha. Assim, o time carioca acabou abrindo o placar aos 27 minutos. Em cobrança de falta, Fred rolou para Marquinho, que chutou no canto esquerdo do goleiro Vanderlei: 1 a 0.


Precisando da vitória, o Coritiba foi com tudo para o ataque. E conseguiu empatar aos 35 minutos, quando o zagueiro Pereira desviou de cabeça a cobrança de falta de Marcelinho Paraíba. Aquele placar salvava os dois times, pois o Botafogo estava empatando com o Palmeiras naquele momento.

No segundo tempo, porém, o Botafogo chegou a abrir 2 a 0 sobre o Palmeiras - o jogo no Engenhão terminou 2 a 1 -, obrigando que o Coritiba vencesse para conseguir escapar do rebaixamento. Mas o desespero tomou conta do time paranaense, que não soube furar o bloqueio defensivo do Fluminense no Couto Pereira.


Continue lendo