Futebol

Costa Rica vence Bolívia e complica a Argentina

07 jul 2011 às 21:42

A sina dos favoritos na Copa América atingiu até a Bolívia. Com um time formado praticamente apenas por jogadores de até 22 anos, a Costa Rica surpreendeu o time boliviano, tido como favorito, venceu por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, e complicou ainda mais a vida da Argentina. O jogo entre dois dos times mais fracos da competição foi o melhor até aqui, com direito a duas expulsões de bolivianos, oito cartões amarelos, um pênalti perdido pela Costa Rica, um gol anulado e duas bolas na trave.


A Colômbia lidera o grupo A da Copa América com quatro pontos, seguida agora da Costa Rica, que tem três. Argentina, vem em terceiro com dois, contra um da Bolívia. Para ficar com o segundo lugar da chave, o time de Messi precisa vencer a Costa Rica na última rodada. Se os bolivianos vencerem os colombianos por três gols de diferença, a Argentina entra em campo com a obrigação de vencer para seguir viva.



O JOGO - Foram necessários 12 minutos para que a Bolívia criasse a primeira situação de gol. Gutiérrez tocou para Arce na área e o ex-corintiano bateu forte de canhota, para fora, mas assustando Moreira. A Costa Rica só respondeu 15 minutos depois. Guzman bateu uma falta na barreira, pegou o rebote e tocou para Leal. O volante foi à linha de fundo e cruzou no segundo pau. Martínez subiu junto com o marcador, cabeceou pro gol, mas viu a bola bater na nuca do boliviano e sair.



A Bolívia também tentou pelo alto. Gutiérrez cruzou, Marcelo Moreno cabeceou e acertou a defesa. Nova chance, depois, só aos 43. Arce tabelou com Campos, recebeu na esquerda e rolou para Moreno, que furou na hora do chute.



O segundo tempo começou melhor. Logo aos 4, Marcelo Moreno cobrou falta com perigo. A bola desviou na barreira e passou rente ao travessão. Pouco depois, a Costa Rica teve ótima chance de abrir o placar, com Alvarez, que apareceu livre na área, ficou cara a cara com o goleiro, mas bateu torto.



O gol que abriria o placar saiu aos 14 minutos. Guevara bateu, Arias rebateu e Martinez só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes no rebote.



A Bolívia tentou o empate, mas logo sucumbiu. Aos 21, Campbell bateu falta colocada, por cima da barreira, e acertou o travessão. Pouco depois, Martinéz invadiu a área, saiu na cara do goleiro e, na hora do chute, furou ridiculamente. Ficou ainda com a bola e tocou para Mora, que bateu para o gol. Rivero deu uma de goleiro e salvou com a mão, em cima da linha. Pênalti e cartão vermelho.



Na cobrança, Guevara cobrou no canto direito e Arias pegou. No rebote, Guevara bateu com o goleiro no chão, mas mesmo assim permitiu mais uma defesa do goleiro.


O jogo seguiu eletrizante. Aos 29, Martínez balançou as redes, mas teve o seu gol anulado por impedimento. Pouco depois, Flores fez falta em Campbell e depois chutou o companheiro no chão. Mais um vermelho e a Bolívia com nove jogadores em campo. Aos 33, Guzman bateu uma falta de bico e acertou a trave. No minuto seguinte, a Costa Rica aproveitou a vantagem numérica e fez o segundo, com Campbell tocando na saída do goleiro.


Continue lendo