O Coritiba anda mal das pernas na Copa João Havelange, mas nas divisões inferiores a situação é totalmente diferente. Ontem o técnico Sérgio Farias da Seleção Brasileira Sub-17 convocou o atacante Ricardinho e o meia Marco Antonio. A dupla irá participar do Quadrangular Internacional Sub-17, na Argentina, a partir do dia 22 de novembro.
Ricardinho e Marco Antônio ainda não tiveram uma chance na equipe principal do alviverde. Eles aguardam o chamado do técnico Ivo Worthman para mostrarem o potencial na equipe coritibana. Ambos treinam entre os profissionais e esperam ansiosos por uma chance, ainda nesta Copa João Havelange. Eles só se apresentarão no dia 10, no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
Essa é a penúltima convocação da categoria antes do Campeonato Sul-Americano, no início do próximo ano. Ricardinho foi chamado pela terceira vez e disse estar se acostumando com a seleção. "Espero continuar sendo chamado. Com isso meu trabalho vem sendo conhecido dentro do estado, do país e do exterior. Meu futebol também vem crescendo graças aos trabalhos que venho efetuando entre os profissionais".
Feliz pela convocação, o meia Marco Antônio quer mostrar o seu futebol para disputar o Sul-Americano do próximo ano. Ele é uma espécie de coringa, joga com facilidade tanto como lateral-direito como volante. Mas foi no meio que conseguiu mostrar todo o seu valor. "O professor Ivo me chamou para trabalhar na equipe de cima. Estou me dedicando nos treinos e esperando por uma chance para aparecer entre os titulares".
O técnico alviverde vê Marco Antônio e Ricardinho como duas promessas. "Eles são garotos ainda. Mas mesmo assim demostram durante os treinamentos dedicação e determinação para figurarem no grupo. Sei que ambos aguardam a chance e tenho certeza que brevemente eles ganharão essa oportunidade. É só uma questão de tempo".
Amanhã, os profissionais do Coritiba querem provar no Estádio Couto Pereira que não é somente as divisões de base que passam por um bom momento. Uma vitória sobre o Vasco da Gama fará com que a equipe paranaense deixe a penúltima colocação, suba uma posição e chegue aos 17 pontos, na frente de Corinthians e Santa Cruz.
"Queremos deixar a última posição", explica Luís Carlos, que pode jogar como volante no novo sistema de Wortmann. O treinador coritibano define hoje de manhã, durante um coletivo no Alto da Glória, a forma de jogar da equipe contra o Vasco. Tanto pode ser o 3-5-2 como o 4-4-2. O suspense é motivado para dificultar a armação do adversário.
A provável ausência de Romário - ele está contundido - no jogo de amanhã não deve facilitar as coisas para o Coritiba, acredita o goleiro Gilberto. "O elenco da equipe carioca tem jogadores a nível de seleção. O substituto de Romário vai tentar mostrar que tem condições de ser titular. Isso irá dificultar o trabalho de nossa defesa, que terá de se aplicar muito mais".
Wortmann também fala que é a parada vai ser dura. "O Vasco pode vir com três titulares da Seleção Brasileira, o que prova a sua força. Temos que ficar atentos a todos eles. Romário pode ficar de fora deste jogo. Mas isso não quer dizer que vamos ter facilidades. O Vasco tem uma equipe forte".
A provável escalação já foi desenhada pelo técnico: Gilberto; Reginaldo, Leonardo, Luís Carlos e Víctor; Williams, Daniel, Djames e Alexandre; Robert e Da Silva. Se Wortmann optar pelo 3-5-2, Alan deve entrar no lugar de Victor, com Luís Carlos assumindo o papel de volante e resguardando o lado esquerdo.