Futebol

Coritiba na briga pela vaga

10 mai 2001 às 09:24

O Coritiba entra hoje em campo contra o Goiás, às 20h30, no Couto Pereira, com uma vantagem perigosa. Um empate em 0 a 0 classifica o Coxa para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Qualquer gol da equipe goiana complica a situação do time de Ivo Wortmann, que terá que fazer seu ataque funcionar. Um empate em 1 a 1 leva a decisão para os penâltis; qualquer outro empate ou vitória do Goiás elimina o Coritiba da competição.

Pensando nisso, Ivo Wortmann armou um time mais ofensivo para o confronto de hoje à noite. O ex-são-paulino Alemão deve entrar na lateral-esquerda, para dar mais velocidade e apoio nas subidas pelas laterais do Coritiba. Existe ainda a possibilidade do meia Leandro formar parte do ataque paranaense, para aproveitar o entrosamento com Eniliton (os dois jogaram juntos no futebol suíço) para facilitar a criação de jogadas de gol.


Apesar do objetivo ser aproveitar os espaços deixados pelo Goiás para marcar gols e não depender excessivamente da defesa para garantir a classificação, a marcação não foi esquecida. A revelação do Prudentópolis no campeonato estadual, o meia Messias, deve reforçar a pegada do Coritiba no meio de campo e tentar evitar que a bola chegue ao ataque do time goiano.


A preocupação é justificada. O Goiás entra em campo com dois atacantes perigosos, que estão acostumados a balançar as redes: Dill, que foi destaque da Copa João Havelange do ano passado, e Araújo, que passa por ótima fase no Goiás e pode figurar na lista de pré-convocados de Leão para a seleção brasileira. Além disso, apesar dos progressos feitos nos últimos treinamentos, o entrosamento entre o recém-contratado Paulo Roberto e Allan ainda não chegou ao nível ideal. Pícoli e Edinho Baiano, que normalmente atuam na zaga, não têm condições de jogo por problemas de contusão.


Além dos dois zagueiros, Mabília também está afastado da bola por problemas físicos. Mabília estava relacionado para o jogo, mas nos minutos finais do treinamento de ontem o meia novamente sentiu a coxa direita, e não entra em campo.


No banco de reservas está um dos trunfos do Coritiba para o jogo de hoje. A expectativa é que o atacante Evair entre em campo no segundo tempo, e realize seu jogo de estréia com a camisa alviverde. O técnico Ivo Wortmann tem confiança na experiência do jogador. ""É um jogador acostumado com decisões, e pode ser muito útil ao nosso time"", afirmou Wortmann. Evair defendeu a equipe do Goiás na Copa João Havelange do ano passado, e conhece bem o elenco.


Outro trunfo do Coritiba é a sua torcida. O atacante Marquinhos espera contar com a presença dos torcedores para empurrar o time. ""No jogo contra o Paraná, o time estava apático. Hoje, vamos entrar com vontade, e contamos com a torcida para ajudar a reacender a chama do pessoal"", afirmou o atacante.


Mesmo com todas as atenções voltadas para o jogo de hoje, a partida de domingo ainda ocupa os pensamentos dos jogadores do Coritiba. Jogando novamente no Couto Pereira, o Coritiba terá que reverter a vantagem do Paraná Clube, e vencer o Tricolor por pelo menos dois gols de diferença para avançar para a final


Ficha técnica


Goiás: Harlei; Jonathan, Sílvio Criciúma, Índio e Marquinhos; Josué, Marabá, Danilo e Fernandão; Dill e Araújo. Técnico: Vicca


Coritiba: Marcelo Cruz; Patrício, Allan, Paulo Roberto e Alemão (Anderson); Reginaldo Nascimento, Ataliba (Alexandre), Messias e Fabinho; Enilton e Marquinhos Cambalhota. Técnico: Ivo Wortmann


Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)


Estádio: Couto Pereira, em Coritiba

Horário: 20h30


Continue lendo