Com a volta dos titulares e já se preparando para o Mundial, o Corinthians venceu o Vasco por 1 a 0, nesta tarde de sábado, no Pacaembu, pela 33ª rodada do Brasileirão. Depois de sofrer a quinta derrota seguida, o time carioca acabou perdendo a quinta colocação para o Inter e ficou ainda mais longe da vaga na Libertadores.
As duas equipes vivem momentos bastante distintos na temporada. Enquanto os corintianos estão focados na disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, o Vasco passa por uma crise interna. A vitória levou o Corinthians aos 47 pontos no Brasileirão, três atrás do time carioca, que agora caiu para o sexto lugar.
Depois da folga que fez parte da preparação para o Mundial, o Corinthians teve a volta de cinco titulares neste sábado: Alessandro, Paulo André, Fábio Santos, Ralf e Paulinho. O zagueiro Chicão também retornou, após ficar oito jogos ausente, em virtude de uma cirurgia de hérnia inguinal.
Assim, com praticamente força máxima - Emerson está contundido -, o Corinthians voltou a vencer o Vasco nesta temporada. Antes, as duas equipes duelaram pelas quartas de final da Libertadores: depois do empate por 0 a 0 em São Januário, os corintianos se classificaram com uma vitória por 1 a 0 no Pacaembu, avançando rumo ao título da competição.
O JOGO - O primeiro tempo da partida foi morno e de ritmo lento, com falta de grandes passes, dribles e lances perigosos até os 28 minutos. O Vasco começou melhor e comandou os primeiros 15 minutos, tomando mais a iniciativa e evitando a chegada dos corintianos no ataque, com marcação forte no meio campo. Os donos da casa foram ganhando espaço aos poucos e tiveram boas chances de gol ao final, mas não conseguiram abrir o placar.
A primeira oportunidade para o Corinthians veio aos 28 minutos, quando Martínez ganhou a disputa de bola no ataque e Guerrero chegou batendo de dentro da área, mas Fernando Prass fez grande defesa. Já aos 39, Romarinho recebeu lançamento dentro da área, balançou para cima da marcação de Wendel e bateu por cima.
O Vasco poderia ter aberto o placar aos 42 minutos, quando Fellipe Bastos cobrou falta de longe e a bola explodiu no travessão. No rebote, Carlos Alberto estava impedido. Logo depois, aos 46, Carlos Alberto foi lançado, Cássio interceptou fora da área e Fellipe Bastos tentou de cobertura, colocando por cima da meta.
A grande chance corintiana no primeiro tempo veio aos 47 minutos, quando Paulinho deixou Douglas na cara do gol, mas o meia bateu para fora.
O segundo tempo já iniciou mais quente, com ritmo mais rápido e com o Corinthians querendo mostrar a que veio. Aos 2 minutos, Paulinho fez grande jogada e passou para Alessandro, que cruzou na medida para Martínez. O atacante cabeceou e Fernando Prass faz bela defesa.
Aos 13 minutos, Paolo Guerrero abriu o placar para os donos da casa: Douglas cobrou escanteio e o atacante peruano aproveitou o bate-rebate na área para fazer 1 a 0. O gol motivou os corintianos, que passaram a dominar o restante da partida.
Douglas teve a chance de aumentar ao cobrar falta da direita aos 27 minutos direto para o gol, quase encobrindo Fernando Prass, que espalmou para escanteio. A partir daí o Vasco até lutou, mas o esforço não foi suficiente para abalar o time da casa.