O Corinthians fez a lição de casa neste domingo e deixou o Pacaembu com uma vitória por 2 a 0 sobre o Santo André, pela 34.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do time paulista foram marcados por Ronaldo e Dentinho.
Sem grandes pretensões na competição, o Corinthians chegou aos 49 pontos e ocupa agora a provisória oitava colocação da tabela. Já o Santo André vive situação oposta, brigando para deixar a zona de rebaixamento. E o resultado deste domingo complicou ainda mais a situação da equipe de Marcelinho Carioca.
O Santo André caiu da 17.ª para a 18.ª posição, porque o Fluminense venceu o Palmeiras e ganhou uma colocação na tabela. O time carioca soma 36 pontos, um a mais que o Santo André, empatado em pontos com o Náutico.
Pressionado pela situação na tabela, o Santo André até fez um jogo equilibrado, inclusive na posse de bola. Mas mostrou fragilidade técnica e poucas variações de jogadas. Os poucos lances de ataque efetivo foram em chegadas pela direita de seu ataque, com Rômulo e Nunes, que quase nada fizeram.
No Corinthians, a mudança de esquema tático de Mano Menezes - um time mais fechado no meio-campo - ficou visível em toda a partida, pela postura do time que jogou nos contra-ataques. Era assim que investia em lances de Defederico, Edno e Ronaldo, como sempre marcado de perto, com poucos espaços.
E o Fenômeno fez jus à fama quando, aos 36 minutos do primeiro tempo, pegou a bola no meio, deu uma pedalada e bateu de pé esquerdo, no ângulo de Neneca. A situação se manteve em todos os outros momentos da partida. O segundo gol saiu dos pés de Dentinho, que entrara no segundo tempo.
Substituto de Edno, o atacante recebeu bom passe de Ronaldo e finalizou na saída de Neneca para marcar o segundo do Corinthians, aos 31 minutos do segundo tempo.
Na próxima rodada, o Corinthians vai enfrentar o Avaí, na Ressacada, no domingo. O Santo André tentará escapar da zona da degola diante do Goiás, no mesmo dia, no Serra Dourada.
Ficha Técnica:
Corinthians 2 x 0 Santo André
Corinthians - Felipe; Jucilei, Chicão, Paulo André e Balbuena; Boquita, Edu (Diego), Edno (Dentinho) e Defederico (Moradei); Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.
Santo André - Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Ávine; Fernando (Pablo Escobar), Júnior Dutra, Camilo (Osny) e Marcelinho Carioca; Wanderley (Ricardo Goulart) e Nunes. Técnico: Sérgio Soares.
Gols - Ronaldo, aos 36 minutos do primeiro tempo. Dentinho, aos 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Jorge Henrique (Corinthians); Cesinha, Júnior Dutra (Santo André).
Árbitro - Paulo César de Oliveira (Fifa/SP).
Renda - R$ 543.611,50.
Público - 16.300 pagantes (17.995 no total).
Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).