O Corinthians é o clube fora de Europa mais rico do mundo. É isso que aponta um levantamento da consultoria Deloitte divulgado nesta quinta-feira em seu site oficial. De acordo com os britânicos, o atual campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes é o 31º da lista, com arrecadação de 94,1 milhões de euros (R$ 254 milhões) em 2012. Valor esse superior a todos os clubes fora do Velho Continente.
Os seis primeiros colocados da temporada 2011-12 são os mesmos da temporada anterior: Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Bayern de Munique, Chelsea, Arsenal e Manchester City. Destaque para o clube de Cristiano Ronaldo, que ultrapassou a barreira dos 500 milhões de euros.
O estudo lembra que a evolução da economia brasileira foi um dos fatores que ajudou o Timão, além do desempenho da equipe dentro de campo, que ganhou dois importantes títulos. A Deloitte diz ainda que é possível alcançar os 20 melhores do mundo. De acordo com a respeitada consultoria, o atual modelo de direitos de transmissão de televisão "põe os clubes brasileiros em desvantagem" em relação aos clubes europeus e asiáticos.
O relatório aponta ainda que a percepção de que a liga brasileira é fraca e o fato de os jogos começarem muito tarde – o que é prejudicado ainda mais pelo fuso horário – dificultam a exportação do Campeonato Brasileiro para outros mercados de televisão. "Direitos de transmissão para a Série A do Brasil são ditados pelo mercado doméstico e não são facilmente exportáveis como as principais ligas europeias", escreve.