Corinthians e Internacional fazem neste domingo, às 16 horas, no Pacaembu, o jogo que pode decidir o Campeonato Brasileiro. Primeiro e segundo colocados respectivamente, os dois times estão separados por apenas três pontos.
Uma vitória gaúcha deixa o campeonato embolado, com as duas equipes empatadas na primeira posição. Um triunfo paulista faz com que a diferença pule para seis pontos e faltariam apenas duas rodadas para o fim da competição, o que deixaria o Corinthians com as duas mãos na taça.
O clima é de decisão. Provocações, tensão, tudo que envolve uma final de campeonato. O Inter ganhou motivação a mais após algumas declarações do vice-presidente de futebol do Corinthians, Andrés Sanchez.
''Enquanto uma pessoa tem duas Mercedes-Benz para andar, outras precisam pegar ônibus'', disse Sanchez, numa referência à diferença dos investimentos que os dois clubes fizeram neste ano. ''Com uma declaração dessas, antes de um jogo que decide um campeonato e todo o trabalho do ano, ele está nos dando uma arma'', comentou o lateral Alex, do Inter.
A estratégia de Lopes, entretanto, é bem diferente da do cartola. Ele orientou os jogadores para que coloquem sempre o Inter como favorito nas entrevistas. A idéia do treinador é colocar toda a responsabilidade nos gaúchos.
O clima no Corinthians é tenso depois da derrota para o São Caetano por 1 a 0. Os jogadores discutiram asperamente no vestiário do Estádio Anacleto Campanella, no ABC. Já o Inter bateu o Brasiliense com um gol aos 46 minutos do segundo tempo e os colorados deixaram o gramado do Beira-Rio abraçados para mostrarem que estão unidos em busca da taça do Brasileiro.
O empate acabará sendo um ótimo resultado para o Cornthians, já que irá manter os três pontos de vantagem e faltaria enfrentar apenas Ponte Preta e Goiás. Se vencer, o Timão joga por um empate nas últimas duas rodadas.
Lopes terá o retorno de sua principal estrela, o atacante Carlitos Tevez, que desfalcou o time nas duas últimas rodadas, servindo a seleção argentina.
No Inter, os jogadores foram orientados a evitar contatos com a imprensa e com torcedores que forem ao hotel onde o time ficará hospedado, em São Paulo. A preocupação é evitar que o técnico Antônio Lopes, do Corinthians, use alguma frase do adversário para motivar seu time.
Por outro lado, o Inter usa desse expediente para motivar seus jogadores. Os diretores do clube já passaram ao elenco a negociação que o Corinthians estaria fazendo para contratar a cantora Ivete Sangalo para a festa do título brasileiro.
Com informações das agências