O Corinthians busca a primeira vitória na sua série mais dura no Campeonato Brasileiro. Após derrotas em dois clássicos (Santos e São Paulo) e um empate diante do Fluminense, o time encara neste domingo (2) outra pedreira: o Atlético Mineiro, de Ronaldinho Gaúcho, a partir das 16 horas, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 21.ª rodada.
Por isso, o técnico Tite decidiu escalar todos seus titulares, apesar de alguns deles alegarem cansaço. A defesa terá o retorno de Paulo André. O meio de campo e o ataque não têm desfalques - a exceção ainda é o centroavante peruano Guerrero, machucado.
Tite tem uma coisa em mente: o Atlético, um dos favoritos ao título, não vive somente de Ronaldinho Gaúcho. "Tem um apoio muito forte dos laterais, o Bernard e claro o Ronaldinho, que se entendeu muito bem com Jô, que faz o pivô".
Ao falar do rival, o técnico faz um elogio à equipe de Cuca, segundo ele, responsável pelo "renascimento" de Ronaldinho Gaúcho após a malfadada passagem pelo Flamengo. "É o claro exemplo de como uma boa equipe pode ressaltar a qualidade individual. O Atlético está de parabéns".
Deve-se esperar um Corinthians mais avançado em relação àquele que empatou no Engenhão contra o Fluminense, mas também não àquele time que esmagou o São Paulo nos primeiros minutos do clássico. Saber dosar o fôlego será fundamental, assim como conter o apoio dos laterais do Atlético com as investidas de Emerson e Romarinho, que se revezam pelos lados do campo.
A diferença entre o Atlético e o Fluminense é que os mineiros não usam tanto a bola parada como o time de Abel Braga - e foi assim que o Corinthians sofreu o empate no Engenhão. "Precisamos manter nossa marcação forte. O Atlético e Fluminense também estão com uma confiança muito alta, num bom momento".
Paulinho também deve ter mais liberdade que teve contra o Fluminense - lá o importante era não perder. Neste domingo o Corinthians tem de ganhar - Tite reconhece que incomoda não vencer há três rodadas, o que faz sua equipe mera figurante no Brasileiro. "O campeonato te dá e também te tira, não merecíamos ter vencido o Fluminense, mas também não merecíamos ter perdido do Santos e do São Paulo", afirmou Tite. Prova de que no Pacaembu o que importante mesmo é vencer, mesmo que de 1 a 0.