O Coritiba quer dar hoje o primeiro passo rumo a classificação para as semifinais da Copa do Brasil. O time enfrenta o Flamengo, às 21h45, no Couto Pereira, esperando manter a boa atuação que a equipe vem tendo nos últimos jogos. Caso saia vitorioso do mata-mata o time do Alto da Glória garantirá ao menos o repeteco de sua melhor campanha na competição. Em 1991 o Grêmio eliminou o Coritiba nas semi-finais do torneio.
Para repetir o bom desempenho dos dois últimos jogos, o técnico Ivo Wortmann deve continuar usando o esquema 3-5-2. Mas ainda existe a possibilidade de voltar ao 4-4-2, com a entrada de Danilo e Juliano fazendo o papel do ala direito.
O destaque é a possibilidade do aproveitamento do atacante Evair desde o começo do jogo no lugar de Marquinhos. "É uma responsabilidade grande. Faz tempo que não começo uma partida, mas estou com muita vontade de jogar", afirmou. Evair, que tem atuado bem na armação de jogadas ofensivas, entrou apenas no segundo tempo nas duas últimas partidas.
A tática é arriscada. O Flamengo já deu sinais de que não irá se intimidar com o fator campo, e também pretende buscar a vitória. Apesar do técnico Mário Lobo Zagallo não ter definido ainda os onze jogadores do Rubro-Negro carioca que entrarão em campo, o Flamengo treinou com três atacantes ontem no CT do Atlético: Edílson, Reinaldo e Roma.
Mesmo assim, Zagallo pretende manter o mistério para confundir o adversário. "Não vou adiantar a escalação, para o Coritiba não se preparar. Só vou dizer quem entra jogando minutos antes do jogo. Quem treinou não é necessariamente quem joga", declarou Zagallo.
A intenção ofensiva do Flamengo pode ser explicada por dois fatores: a primeira, mais óbvia, é a tentativa da vitória, ou pelo menos uma boa quantidade de gols marcados fora de casa, que têm peso maior na Copa do Brasil. A segunda leva em conta a situação do Estadual do Rio: na disputa entre Flamengo e Vasco, é o time de Romário que tem a vantagem do empate. Zagallo escalaria então três atacantes para dar entrosamento a equipe antes das partidas decisivas no Rio de Janeiro.
Para segurar o ataque do Flamengo, o técnico Ivo Wortmann poderá contar com o volante Messias. O jogador, que não podia participar do Estadual por haver defendido anteriormente o Prudentópolis, está liberado para a Copa do Brasil. Já o zagueiro Max Sandro e o meia Leandro, que tem problemas na inscrição para a competição, não poderão ser utilizados.
O ingresso para os jogos de hoje estão sendo vendidos a 10 reais para a Arquibancada, sendo que mulheres, menores de 12 anos e estudantes com a carteirinha da UNE e da UBES pagam apenas metade deste valor. Sócios credenciados estão isentos de qualquer taxa. As cadeiras inferiores estarão sendo vendidas a 15 reais, e as superiores a 15 reais. Uma carga total de 42 mil ingressos foram postos à venda.