Voar sem asas é um sonho antigo do homem, que no século 19 finalmente pôde realizar esse desejo. O feito foi uma marco na história mundial e até mesmo deu origem à diversas histórias como ‘Volta ao Mundo em 80 Dias’, de Julio Verne.
E essa realização é prática comum na Copa de Balonismo, que acontece desde quinta-feira, na comemoração dos 313 anos da cidade de Curitiba, no Parque Barigüi.
A Copa de Balonismo vai até domingo, com a participação de 20 dos maiores balonistas do País, entre eles o tricampeão brasileiro Fábio Passos e Gabriela Slavec, vencedora da disputa em Torres (RS). As provas vêm sendo realizadas em uma altura máxima de 500 metros, sempre a partir do Parque Barigüi.
No sábado, o público acompanhará também o Night Glow, o show noturno com 20 balões. Também está programado um vôo de Curitiba a Campo Largo, o vôo da integração, uma iniciativa das secretarias municipais do Esporte e Lazer e de Assuntos Metropolitanos.
Outro destaque é a presença do maior balão da América Latina, com 28 metros de altura por 22 metros de diâmetro e capacidade para transportar 12 pessoas. Pode atingir até 6 mil metros de altitude, com autonomia média de cinco horas de vôo.
As pessoas que forem ao parque neste final de semana para assistir às manobras dos balões poderão também colaborar com a Campanha do Agasalho ‘Doe Calor’, cedendo agasalhos, cobertores ou calçados. O posto de coleta ficará junto à organização da competição. Os competidores também apóiam a campanha e um dos balões voará com o slogan da campanha.