A Copa das Confederações começa nesta quarta-feira, com dois jogos. Nova Zelândia e Japão abrem o torneio às 13h (horário de Brasília) e a França, dona da casa, enfrenta a Colômbia.
Apesar de ser realizada na França e ter a participação do Brasil, o torneio organizado pela FIFA começa sob críticas de jogadores e dirigentes.
Os organizadores são acusados de promoverem apenas um torneio caça-níqueis, já que as principais seleções estarão sem seus maiores craques, como Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos e Zidane.
Além disso, a Copa das Confederações será disputada justamente no final da temporada européia, quando os jogadores estão quase sem condições físicas.
Mesmo na França, país-sede, os torcedores estão pouco empolgados. Sem ídolos, a procura por ingressos está baixa e a imprensa não se esforça em dibulgar o torneio.
Para a FIFA, a única saída é mexer com os brios dos franceses. A entidade tem divulgado o eevnto como a grande chance da França de se reerguer da péssima campanha na última Copa do Mundo.
O Brasil faz sua estréia nesta quinta, às 16 horas, contra Camarões.