Equipes técnicas da Prefeitura e do Governo do Estado se reuniram, na manhã desta sexta-feira (21), para definir a forma jurídica para a solução das obras no entorno da Arena da Baixada, para a Copa do Mundo de 2014. Foi celebrado um convênio entre o governo do Estado e a Prefeitura. O Estado vai repassar R$ 80 milhões para o município, na modalidade de fundo perdido, para as obras de infraestrutura no entorno da Arena, para atender as exigências do caderno da Fifa.
"Esse recurso não é para obras dentro do estádio, apenas para o entorno, como a praça em frente à Arena, ruas próximas e outras obras em Curitiba", disse Luiz de Carvalho, gestor de cidade-sede para a Copa 2014 e secretário de Relações Políticas e Institucionais de Curitiba. O procurador-geral do Estado, Marco Berberi, e o procurador-geral do município, Eraldo Kuster , participaram da reunião e definiram a forma jurídica de repasse dos recursos para as obras.
Em reunião na quinta-feira (20), o prefeito Luciano Ducci e o governador Orlando Pessuti definiram a solução em conjunto para viabilizar as obras para a Copa 2014. A solução será apresentada ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, na próxima terça-feira (25).
"Hoje foi feita a celebração do convênio para o repasse dos recursos. Foi uma reunião de trabalho, técnica, entre os procuradores do estado e do município com equipes técnicas. A Copa do Mundo vai acontecer em Curitiba e será um sucesso", definiu Luiz de Carvalho.
O Governo Federal já garantiu a Curitiba o financiamento no valor de R$ 178 milhões do PAC da Copa. O valor inclui as obras da avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, que será revitalizada para receber a passagem do novo ônibus Ligeirão Boqueirão/Centro Cívico e ganhará um calçadão para pedestres. (com Secretaria Municipal da Comunicação Social de Curitiba)