Passava dos 26min do segundo tempo quando Alexandre Pato recuperou a bola no meio de campo, passou –aos trancos, é verdade– por três jogadores do Santos, invadiu a área e finalizou no ângulo direito do goleiro Everson para decretar a vitória são-paulina sobre o Santos pelo Brasileiro. Era 26 de agosto de 2019.
De lá para cá, o atacante não conseguiu mais vazar as metas adversárias e fazer a torcida tricolor, cada vez mais desconfiada, explodir de alegria.
Relegado ao banco de reservas, Pato jogou pouco no período, é verdade, apenas sete partidas incompletas.
Talvez para ajudar o camisa 7 a recuperar a confiança e encerrar esse incômodo jejum de gols, o técnico Fernando Diniz deve mantê-lo como titular diante do Novorizontino nesta segunda-feira (3), no Morumbi, no encerramento da quarta rodada do Campeonato Paulista.
Acionado para a vaga do lesionado Helinho na vitória sobre a Ferroviária, Pato se revezou com Pablo como centroavante do São Paulo, atormentou a defesa grená, carimbou o travessão e parou no goleiro Saulo. Só faltou o seu gol.
"O Pato vem em um processo evolutivo. Tecnicamente ele é um jogador muito acima da média, vai ganhar mais ritmo de jogo, e a gente espera que ele evolua cada vez mais", aposta Fernando Diniz.
"Tenho trabalhado para a equipe, para ele [Diniz]. Todos esperam o gol, mas o goleiro defendeu, a outra pegou na trave. A próxima vai entrar", comentou Pato, disposto a fazer a torcida comemorar como naquele clássico com o Santos.
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes; Pablo, Vitor Bueno e Pato. Técnico: Fernando Diniz.
NOVORIZONTINO
Oliveira; Celsinho, Bruno Aguiar, Everton Sena e Paulinho; Adilson Goiano, João Pedro e Higor Leite; Cléo Silva, Felipe Marques e Thiago Ribeiro. Técnico: Roberto Fonseca.
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 20h desta segunda-feira
Árbitro: Flávio Roberto Mineiro Ribeiro (SP)