A Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, anunciou nesta terça-feira (13) que receberá uma doação de 50 mil doses da vacina contra Covid-19 feita pela farmacêutica chinesa Sinovac, a produtora da Coronavac.
Segundo a confederação, "a imunização focará as equipes principais do futebol profissional sul-americano dos torneios de primeira categoria, masculinos e femininos". O principal neste ano será a Copa América masculina, com início marcado para junho, na Argentina e na Colômbia.
A Conmebol não diz quando iniciará seu plano de imunização nem dá mais explicações sobre ele, mas afirma que se trata de um respaldo ao futebol no continente. Também não há qualquer informação de contrapartidas à empresa chinesa.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
O presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez, agradece ainda ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e a outros integrantes do governo uruguaio (inclusive o embaixador na China, Fernando Lugris) e ao presidente da Associação de Futebol do Uruguai, Ignacio Alonso.
"Nenhuma outra confederação no mundo conseguiu até hoje ter à disposição imunizantes para um processo massivo de vacinação", completa a nota, que ainda ressalta que o governo do Uruguai não recebeu nada em troca por intermediar a negociação.