Vinte atletas viajaram com a delegação da equipe principal do Londrina Esporte Clube para o interior de São Paulo, onde o Tubarão inicia a disputa da Copa do Brasil de 2020.
Às 20h30 desta quarta-feira (5), o time londrinense enfrenta o XV de Piracicaba, pela primeira fase da competição, em jogo único.
A delegação londrinense saiu do Norte do Paraná às 7h. De ônibus, viaja 484Km até a cidade do jogo. Ainda nesta terça, faz em um clube local o último treino antes da partida contra os paulistas.
Novidades
O lateral-direito Rai Ramos está liberado pelo departamento médico. Depois de sentir um incômodo na coxa e desfalcar a equipe alviceleste na partida contra o Coritiba, no último domingo (2), pelo Campeonato Paranaense, o atleta volta a ter condições de jogo.
Quem também está recuperado é o meio-campo Matheus Bianqui, que não atuou nas últimas duas partidas do LEC no Estadual devido a uma lesão na coxa. Restabelecido após sofrer com uma lesão também na coxa e não atuar no fim de semana, o atacante Miullen é outro que retorna.
Impedidos de enfrentar o Coxa por questões contratuais, o volante Julio Rusch e o atacante Igor Paixão estão novamente relacionados.
Departamento médico
O lateral-direito Helder, o zagueiro Marcondes, o volante Denner e os atacantes Thiago Henrique e Victor Daniel continuam em recuperação no DM do Tubarão.
Copa do Brasil 2020
Assim como foi na edição do ano passado, a Copa do Brasil de 2020 será dividida em oito fases. Na primeira delas, participam 80 clubes: os mais bem colocados dos campeonatos e copas estaduais, bem como os mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. O Tubarão entrou com o quarto lugar conquistado no Paranaense de 2019.
A primeira fase será jogo único, a ser disputado na casa da equipe com posição inferior no ranking. Quem vencer avança. Em caso de empate, classifica-se o time visitante. Não há disputa de pênaltis. Também não há critério de gol qualificado nem na primeira, nem em nenhuma outra fase da competição.
As 40 equipes classificadas vão para a segunda fase, que também será disputada em jogo único. Mas desta vez, o mando de campo já foi definido no sorteio realizado nesta terça na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). É por isso que se o LEC se classificar à segunda fase já sabe que vai atuar no estádio do Café. Diferentemente da fase anterior, em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga vai para os pênaltis.
Os jogos passam a ser de ida e de volta apenas a partir da terceira fase e assim continuam até a decisão do título. Caso houver empate na soma dos placares dos dois jogos, a decisão também vai para os pênaltis. Na terceira fase, o jogo de volta será realizado na casa da equipe com a melhor posição no ranking da CBF.
Os confrontos da quarta fase da Copa do Brasil, além dos mandos de campo dessas partidas, serão definidos por sorteio logo após o término da terceira fase.
As cinco equipes classificadas às oitavas de final se juntam a Athletico Paranaense, Corinthians, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo, que disputam a Copa Libertadores de 2020, e a Bragantino (campeão Brasileiro da Série B de 2019), Cuiabá (campeão da Copa Verde de 2019) e Ceará (campeão da Copa Nordeste de 2019).
Também nas oitavas de final, os confrontos serão definidos por sorteio. Os oito classificados vão para as quartas de final, quando um novo sorteio vai definir os confrontos que vão apontar os semifinalistas. Os mandos de campo também serão definidos por sorteio nas oitavas, nas quartas, na semifinal e na final do torneio.
O campeão da Copa do Brasil de 2020 garante vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2021.
História
Esta será a 13ª participação do LEC na Copa do Brasil. Na melhor delas, chegou às quartas de final em 1993. Em 2019, o Tubarão terminou em 19º depois de passar por Americano-RJ na primeira fase, Botafogo-PB na segunda fase e Paraná Clube na terceira fase. Só parou na quarta fase, quando foi eliminado pelo Bahia.
Em 39 jogos que disputou até aqui na história do torneio, o Tubarão conquistou 16 vitórias e oito empates.