Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Entenda

Como é o processo seletivo do São Paulo para escolher o novo técnico

André Hernan e Bruno Madrid - UOL/Folhapress
10 jan 2024 às 23:42
- Divulgação/Conmebol
Publicidade
Publicidade

Sem Dorival Júnior, o São Paulo corre atrás de um treinador para a temporada de 2024 a partir de uma espécie de processo seletivo com candidatos.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

COMO FUNCIONA?

Leia mais:

Imagem de destaque
Vencer era obrigação

Londrina EC empata com o Ypiranga após defesa mais uma vez comprometer partida

Imagem de destaque
Em caso de calote

Corinthians pode ter seguro para garantir pagamento do salário de Depay

Imagem de destaque
Jogo começa às 16h30

Londrina EC recebe o Ypiranga em casa com a obrigação de vencer

Imagem de destaque
Maior feito em 14 anos de história

Após acesso histórico, Maringá faz planos para chegar à Série B


Publicidade

O time tricolor está escolhendo o sucessor de Dorival por meio de entrevistas em vídeo. Além do presidente Julio Casares e do coordenador técnico Muricy Ramalho, o diretor Carlos Belmonte e o executivo Rui Costa participam das reuniões virtuais com os candidatos.


Quatro nomes estão participando do processo até o momento: o português Pedro Martins, o argentino Luis Zubeldía e os brasileiros Thiago Carpini e Cláudio Caçapa.

Publicidade


A conversa é semelhante ao realizado em empregos "tradicionais". A diretoria busca entender algumas características do interessado, como seu estilo de treinos, suas preferências táticas e o que pensa sobre o atual elenco do São Paulo, por exemplo. O entrevistado, por outro lado, também recebe informações e desejos dos dirigentes.


Os principais projetos do clube em 2024 também entram na sabatina: Casares e companhia reforçam aos treinadores que os torneios mata-mata (Libertadores e Copa do Brasil) são as prioridades para a temporada.

Publicidade


Caso as partes estejam alinhadas, o São Paulo pula para uma espécie de "fase dois", já costurando detalhes financeiros e tempo de contrato.


Hernán Crespo foi contratado desta maneira e é visto como um case de sucesso internamente. Campeão paulista em 2021, o argentino tornou-se, na época, um achado no mercado, já que não tinha experiência no futebol brasileiro.

Publicidade


Antes de iniciar o processo seletivo, o São Paulo ouviu dois "não": de Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e de Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino - ambos querem continuar suas trajetórias nas suas atuais equipes.


QUEM SÃO OS ENTREVISTADOS?

Publicidade


Pedro Martins: é treinador do Al-Gharafa desde novembro de 2022 e tem vínculo até junho. Recusou ofertas de clubes de Inglaterra, Bélgica e Portugal para comandar a equipe do Qatar.


Luis Zubeldía: está sem clube desde dezembro, quando deixou a LDU. Na equipe equatoriana, faturou tanto a Copa Sul-Americana sobre o Fortaleza quanto o principal campeonato nacional.


Thiago Carpini: comanda o Juventude desde maio e garantiu o acesso à Série A com a equipe gaúcha. Antes disto, chegou à final do Campeonato Paulista com o Água Santa.


Cláudio Caçapa: é técnico do RWD Molenbeek, clube belga que pertence a John Textor, dono da SAF do Botafogo. Foi interino da equipe carioca durante o ano passado.


Imagem
Mercado tem reforço no São Paulo, 'não' ao Corinthians e saída no Santos
O noticiário desta terça-feira (9) do mercado da bola teve o São Paulo como principal protagonista: o clube anunciou Ferreirinha e está fazendo uma bateria de entrevistas com técnicos.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade