Futebol

Comissão da Fifa inicia investigação contra Bin Hamam

10 ago 2012 às 14:31

A Comissão de Ética da Fifa, através do procurador Michael García, iniciou formalmente, nesta sexta-feira, as investigações por suborno e irregularidades financeiras atribuídas ao catariano Mohamed bin Hammam, que chegou a se candidatar à presidência da entidade.

A Fifa disse que García abriu o caso depois de suspender provisoriamente Bin Hammam no mês passado para "prevenir interferências" enquanto corre o processo. O procurador está analisando uma auditoria das finanças da Confederação Asiática de Futebol que sugere irregularidades nas contas e em contratos multimilionários firmados quando a entidade estava sob o comando do dirigente catariano. García também busca provas de que Bin Hammam subornou eleitores do Caribe quando desafiava Joseph Blatter no ano passado na eleição presidencial da Fifa.

No mês passado, a Corte Arbitral do Esporte cancelou o banimento por toda a vida imposto pela Fifa a Bin Hammam por avaliar que a entidade não provou as acusações que causaram a punição. O dirigente declarou que a Fifa está executando uma vingança. Este é o primeiro caso analisado por García desde que ele foi designado procurador pelo órgão regulador do futebol mundial.


Continue lendo