Fluminense e Duque de Caxias jogaram em Volta Redonda com objetivos bem distintos na tarde deste domingo. Vice-líder do Campeonato Carioca, o já classificado Fluminense precisava da vitória para seguir sonhando com o título da Taça Guanabara, que, dessa vez, será dado ao time de melhor campanha da primeira fase da competição. Já o Duque de Caxias, na vice-lanterna, precisava desesperadamente da vitória para seguir com chances de não cair. No fim, o placar de 2 a 2 acabou ficando ruim para ambos.
O Fluminense foi a campo no Estádio Raulino de Oliveira com uma equipe bastante modificada em relação àquela que vinha atuando. Na frente, Fred, Rafael Sóbis e Conca foram poupados, assim como o equatoriano Valencia no meio-de-campo. Na defesa, os desfalques foram Carlinhos, lesionado, e Gum, suspenso.
Com o time praticamente completo - a única ausência foi do lateral-direito Dudu, lesionado - o Duque de Caxias aproveitou os desfalques do adversário para impor seu jogo. Rápido nos contra-ataques e eficiente no jogo aéreo, o time da Baixada fluminense criou inúmeras chances de gol na primeira etapa. E abriu o marcador aos 9 minutos, quando Rodrigues levantou na área pela direita e Alex Terra, de cabeça, mandou para o gol.
Do outro lado, o Fluminense tinha nos pés do atacante Walter suas principais jogadas ofensivas. Foi dele a assistência para o gol de empate marcado por Wagner, aos 18. Mas também foi dele a falta que originou o segundo gol do Duque de Caxias, marcado dois minutos mais tarde por Juninho, que bateu com perfeição no ângulo direito de Diego Cavalieri.
Na etapa final, um lance incomum atrapalhou a vida do Duque de Caxias logo nos minutos iniciais. Aos 6, o goleiro Andrade recebeu cartão amarelo por retardar a reposição de jogo, reclamou e acabou expulso. O jogo ficou parado por três minutos e o atacante Gleisson acabou saindo para a entrada do goleiro reserva.
O técnico Renato Gaúcho aproveitou a situação para mexer no time. Ele sacou o meia Marcos Júnior e promoveu a entrada de Michael, ficando com três atacantes. O Fluminense, então, passou a pressionar, até que Walter, aos 26 minutos, empatou. Mas o placar ficou nisso.