Mesmo contando pela primeira vez com o atacante Alexandre Pato como titular, o Corinthians não conseguiu sair do 0 a 0 contra o Botafogo, na noite desta quarta-feira, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela sexta rodada do Paulistão. O badalado reforço corintiano criou as melhores chances do jogo, mas não fez o gol. Com o empate, os dois times ficam com os mesmos 11 pontos.
Depois de ter estreado no último domingo, quando entrou no segundo tempo e até marcou um gol na goleada por 5 a 0 sobre o Oeste, Pato virou titular nesta quarta-feira porque Guerrero está servindo a seleção peruana. Além da mudança no ataque e da ausência de Paulinho, que defendeu o Brasil no amistoso contra a Inglaterra, o técnico Tite resolveu poupar três titulares por causa do desgaste físico neste começo de temporada: Paulo André, Alessandro e Danilo.
Assim, com um time bastante modificado, o Corinthians encontrou dificuldades em Ribeirão Preto. No primeiro tempo, num gramado castigado pela chuva, as melhores chances corintianas vieram justamente com Pato. Em boa jogada individual, ele quase abriu o placar logo no primeiro minuto, mas parou no goleiro Rafael Santos. Depois, ainda teve duas oportunidades seguidas, ambas com cabeçadas em faltas batidas por Douglas aos 11 e aos 14, que foram para fora.
Apesar do domínio inicial corintiano, o Botafogo conseguiu equilibrar o jogo. Assim, também criou boas chances no primeiro tempo. Aos 25 minutos, por exemplo, Otacílio Neto arriscou de fora de área e exigiu difícil defesa de Danilo Fernandes. E aos 44, Raí recebeu sozinho na área e chutou cruzado, mas mandou para fora. Do outro lado, o Corinthians diminuiu um pouco o ritmo no final e teve dificuldades para voltar a ameaçar o goleiro Rafael Santos.
No segundo tempo, Pato continuou sendo o jogador mais perigoso do Corinthians. Ele criou uma boa chance aos 12 minutos, quando pegou uma sobra na entrada da área e bateu de primeira para boa defesa de Rafael Santos. O Botafogo respondeu aos 19: Daniel arriscou de longe, encobrindo Danilo Fernandes e mandando a bola no travessão. No rebote, Nunes chegou a marcar o gol para a equipe de Ribeirão Preto, mas o lance foi anulado pelo árbitro porque ele estava impedido.
A entrada do meia Renato Augusto, outro reforço contratado nesta temporada, não melhorou muito a situação do Corinthians. Ele ocupou o lugar de Douglas aos 14 minutos, mas o time continuou tendo problemas para criar jogadas de ataque. Aos 28, Tite resolveu tirar Pato, bastante cansado. Até ser substituído por Romarinho, o badalado atacante tinha sido responsável por cinco das sete finalizações corintianas, mostrando muita movimentação e uma boa atuação.
Já sem Pato, o Corinthians criou boa chance com Jorge Henrique aos 32 minutos, num chute que assustou Rafael Santos. Emerson também esteve perto de abrir o placar aos 33, mas mandou para fora. A última grande oportunidade corintiana veio aos 42, quando Guilherme parou no goleiro do Botafogo. O gol, no entanto, acabou não saindo e o jogo em Ribeirão Preto terminou mesmo 0 a 0.