O Grêmio que entra em campo nesta quarta-feira, às 19h30, contra o Criciúma, pela 27.ª rodada do Campeonato Brasileiro, é um mistério. O treino desta terça, realizado na Arena Grêmio, palco da partida, foi fechado à imprensa. O time tricolor está em segundo na tabela de classificação, com 48 pontos, enquanto que a equipe catarinense amarga na 18.ª posição, há oito jogos sem ganhar, com 26 pontos.
O técnico Renato Gaúcho conta com seis desfalques: Alex Telles, Bressan, Ramiro e Kleber suspensos; e Riveros e Vargas escalados para as seleções paraguaia e chilena, respectivamente.
Por cerca de quase uma hora, Renato Gaúcho comandou uma atividade com portões fechados, na qual deve ter esboçado a escalação para esta quarta. Quando os portões foram abertos à imprensa, os jogadores já disputavam um recreativo. A exceção era o zagueiro Rhodolfo, que corria em volta do gramado, mas está confirmado para a partida.
Em algumas posições é mais fácil apontar o possível substituto, como na defesa, onde Saimon deve entrar no lugar de Bressan, e na lateral esquerda, na qual Wendell deve substituir Alex Telles. Do meio para frente, no entanto, dependerá do esquema tático adotado por Renato. Matheus Biteco, Adriano, Elano, Maxi Rodríguez, Jean Deretti e Zé Roberto devem brigar por duas vagas no meio. No ataque, Barcos é o único confirmado.