O estádios Couto Pereira, do Coritiba; e Joaquim Américo, do Atlético Paranaense, podem sediar os jogos da seleção brasileira de futebol, caso o Brasil seja confirmado amanhã, em Buenos Aires, na Argentina, como a nova sede da Copa América, anteriormente prevista para a Colômbia.
Segundo nota da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Curitiba seria a cidade-sede do Brasil. Ontem à tarde, o presidente da FPF, Onaireves Moura se reuniu com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, para discutir o assunto.
Para vistoriar os estádios escolhidos, está prevista para hoje a visita de uma comissão da Traffic, empresa responsável pela realização da Copa. Além dos campos eles também irão visitar os campos de treinamento da Graciosa, do Coritiba; e do Caju, pertencente ao Atlético.
As outras cidades que disputam a hospedagem da seleção são Florianópolis (SC) e Porto Alere (RS), mas a favor de Curitiba está a infra-estrutura existente.
Segundo o diretor-superintendente do Atlético, Alberto Maculan, a Arena da Baixada, como é conhecido o estádio Joaquim Américo, tem condições de sediar partidas da Copa. "A Fifa (entidade que rege o futebol no mundo) aprovou o estádio e encaminhamos todos os laudos necessários para a CBF", afirmou Maculan. O estádio comporta 31 mil pessoas.
Do lado alviverde, o estádio Couto Pereira, com capacidade para 55 mil torcedores, está sendo adaptado para se enquadrar nos critérios da FIFA. "Vamos ampliar o número de cabines de imprensa, construir uma sala de imprensa para o clube visitante, camarote presidencial e elevadores", afirmou o assessor de relações-públicas Marcus Aurélio de Castro.
No início do ano, a Comissão de Segurança de Edificações (Cosedi) vistoriou os estádios para o campeonato estadual, mas exigiu alguns reparos. "Eles não estão 100%, mas têm condições de abrigar jogos importantes. Estamos acompanhando todas as reformas", afirmou o coordenador Roberto Marangon.