Quando as equipes do Atlético Paranaense e Coritiba entrarem em campo neste domingo, às 16 horas, no estádio Durival de Britto, em Curitiba, em clássico válido pela 26.ª rodada do Campeonato Brasileiro, não estará em campo apenas a rivalidade, mas também a oportunidade de recuperação dentro da competição para ambas as equipes.
Mesmo no G4, em quarto lugar, com 41 pontos, o time rubro-negro não vence há duas partidas e o seu rival, na 15.ª colocação com 31 pontos, está em queda livre e já começa a ser ameaçado pela zona de rebaixamento.
Para deixar o quadro mais crítico, o Atlético terá os desfalques do zagueiro Luiz Alberto e do ala esquerdo Pedro Botelho, ambos expulsos contra o Grêmio. Para isso, o técnico Vagner Mancini deve escalar Dráusio ao lado de Manoel na zaga e pela esquerda Rodrigo Biro deve ganhar a vaga, mas Maranhão corre por fora e tenta ganhar mais uma vez a confiança do treinador.
No Coritiba há a dúvida sobre a participação de Alex no clássico. O atleta, considerado o destaque da equipe, sofreu uma luxação no dedo do pé e está praticamente fora do clássico. Caso ele não jogue, Lincoln deve começar a partida. Para o meio, o volante Uelliton deve entrar no lugar de Germano, expulso em sua estreia contra o Flamengo no meio da semana. O zagueiro Leandro Almeida, que deixou o departamento médico, pode voltar para a zaga ao lado de Chico.
Por causa da tensão provocada pelo clássico, a Polícia Militar escalou 900 policiais para cuidar da segurança no entorno do estádio e em pontos considerados críticos espalhados pela cidade.