Um São Paulo que ainda não venceu em sete rodadas do Campeonato Brasileiro contra um Corinthians que coleciona três eliminações na temporada e não inspira confiança em seus torcedores na competição que restou.
Não é exagero dizer que a palavra crise ronda o vestiário das duas equipes às vésperas do clássico desta quarta-feira (30), às 21h30, na Neo Química Arena, pela oitava rodada do Nacional. A Globo e o SporTV vão exibir o confronto.
Este será o segundo duelo entre os rivais nesta temporada, com um clima bem diferente do registrado no anterior. No início de maio, quando se enfrentaram pelo Campeonato Paulista, eles entraram campo classificados e empataram por 2 a 2.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Se aquele embate valia pouco para a tabela, ao menos serviu para os corintianos manterem o tabu contra os tricolores em Itaquera, onde os visitantes nunca venceram. Foram dez vitórias dos donos da casa e quatro empates desde a inauguração do estádio, em 2014.
Agora, a pressão envolvida no confronto, chamado de Majestoso, será diferente. Mais do que dar fim à hegemonia do rival na zona leste paulistana, o São Paulo precisa recuperar a confiança no trabalho de Crespo.
Depois de tirar o clube da fila de nove anos com a conquista do título estadual, o técnico argentino viu sua equipe engatar uma sequência de quatro derrotas, quatro empates e somente duas vitórias, uma na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, contra o Sporting Cristal, e outra contra o 4 de Julho, pela Copa do Brasil. No Nacional, a equipe somou quatro pontos, com quatro empates e três derrotas.
O treinador terá desfalques importantes no clássico. Miranda, com dores musculares, é dúvida, enquanto Arboleda segue a serviço da seleção equatoriana. Diego Costa, Bruno Alves e Léo devem formar o trio defensivo. Luciano, machucado, continua fora do ataque.
Sylvinho também tem dúvidas. Ele ainda não sabe se poderá contar com Luan, desfalque nos últimos três jogos. Ele finalizou o tratamento de uma tendinite na coxa direita, mas ainda precisa adquirir o condicionamento físico ideal. Araos, suspenso, é uma baixa certa.
Depois de um começo de trabalho turbulento, principalmente com a eliminação na terceira fase da Copa do Brasil diante do Atlético-GO, o time vem de três jogos sem perder sob o comando do treinador, com dois empates (Bahia e Fluminense) e uma vitória (Sport).
A série aliviou um pouco a pressão, mas ficou longe de levar tranquilidade ao clube preto e branco. O embate com o São Paulo, no entanto, é visto como um possível divisor de águas para Sylvinho e para o time no Brasileiro.
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, João Victor, Gil, Fábio Santos; Gabriel, Cantillo, Vitinho, Mateus Vital; Gustavo Mosquito, Jô. T.: Sylvinho
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Diego Costa, Bruno Alves, Léo; Daniel Alves, Luan, Liziero, Benítez, Rigoni, Reinaldo; Eder. T.: Hernán Crespo
Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo
Horário: 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (30)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Transmissão: Globo e Premiere