No clássico em que além das primeiras posições na classificação da Série B estão em jogo marcas importantes alcançadas na temporada, Paraná e Coritiba enfrentam-se neste sábado (7), às 16h10, na Vila Capanema, em clima de cordial rivalidade. Com alterações nos sistemas defensivos, as duas equipes buscam a vitória para seguir na briga pelo retorno à elite do futebol nacional. Além disso, o Tricolor defende invencibilidade de 16 jogos dentro de seu estádio. Já o Coxa busca a quinta vitória seguida como visitante, na primeira vez em que não precisa viajar neste Brasileirão.
Tabus à parte, o Paratiba coloca frente a frente os amigos Ney Franco e Marcelo Oliveira. A exemplo da amistosa relação entre as diretorias dos dois clubes - os paranistas cederam a Vila para jogos do Coxa no Estadual e juntos tentam viabilizar uma arena que seria alternativa para receber jogos da Copa do Mundo 2014 -, os treinadores passam longe da rivalidade comum a adversários regionais. Sem animosidade, os técnicos trocam elogios mútuos e admitem que, mais do que concorrentes, são aliados em busca de um objetivo comum, o acesso à Série A. Aliança que será temporariamente desfeita na partida de hoje, em que os visitantes buscam manter a liderança enquanto os donos da casa querem recuperar seu lugar no G-4.
Com os titulares Luís Henrique e Irineu suspensos, Oliveira foi obrigado a remontar a zaga e, apesar de não confirmar, deve optar pela entrada de Alessandro Lopes e Diego Corrêa ao lado do improvisado Diogo. ''A equipe que errar menos vai sair com a vitória. Então temos que ter muita atenção, principalmente nos lances de bola parada'', conta Marcelo Toscano.
No lado alviverde, Vanderlei substitui o suspenso Édson Bastos enquanto Enrico e Dudu disputam um lugar no meio-campo. Lucas Mendes e Marcos Aurélio voltam a ser titulares, com a equipe novamente escalada no esquema 4-4-2. ''Nossa equipe está adaptada à Vila Capanema e a jogar fora de casa'', aponta o confiante técnico alviverde.
Paraná - Juninho; Diogo, Alessandro Lopes e Diego Corrêa; Jefferson, Chicão, Luiz Camargo, Vinícius e Gilson; Marcelo Toscano e Leandro Bocão. Técnico: Marcelo Oliveira
Coritiba - Vanderlei; Ângelo, Jeci, Pereira e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Marcos Paulo, Enrico (Dudu) e Rafinha; Marcos Aurélio e Betinho. Técnico: Ney Franco
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Estádio: Vila Capanema
Horário: 16h10