O bicampeão da Stock Car, Chico Serra, confirmou seu favoritismo e venceu ontem, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), a primeira etapa da temporada 2001 da categoria. Serra completou as 42 voltas em 39 minutos e 20 segundos, seguido de Beto Giorgi, segundo colocado e Alceu Feldman.
A classificação final foi divulgada após duas horas do término da corrida. O piloto Rogério Motta, que havia chegado em segundo lugar foi punido em 20 segundos por ultrapassar os 88 quilômetros/hora permitidos nos boxes, e caiu para o 9º lugar. Além dele, outros 21 pilotos tiveram punições semelhantes, o que provocou reviravoltas na classificação.
A corrida foi muito disputada, com Xandy Negrão a liderando por várias voltas, mas três acidentes agitaram ainda mais esse início de temporada. No primeiro deles, os pilotos Affonso Giaffone, Rodrigo Hanashiro e o paranaense David Muffato colidiram na 10º volta e abandonaram a corrida, que ficou três voltas sob o ritmo do "safety car" que entrou na pista.
O piloto Raul Boesel, que estreava na categoria, se envolveu em um acidente com Duda Pamplona, na reta dos boxes, depois de perseguí-lo por quatro voltas e ser fechado no início da reta. Pamplona perdeu a direção do carro e parou no muro de contenção dos boxes. Durante os treinos da semana, Boesel já havia batido seu carro naquele local.
Mesmo com o acidente, Boesel terminou a corrida em oitavo lugar e somou seus três primeiros pontos. "Isso mostra que temos um carro em condições de brigar pelos primeiros lugares", afirmou Boesel.
O momento mais tenso, no entanto, aconteceu na 36º volta, quando o então líder da corrida, Xandy Negrão, rodou na pista após ter o carro tocado pelo de Chico Serra, que vinha logo atrás.
"São coisas de corrida. Havia óleo ou água na pista e o Chico vinha atrás e bateu, mas ele conseguiu voltar", explicou Negrão, isentando Serra de qualquer culpa. "Se eu não estivesse em sua frente seria ele que passaria direto", concluiu Negrão.
Além desses incidentes, nada menos que 18, dos 35 carros que largaram não concluíram as 42 voltas da corrida. Um dos destaques foi Alceu Feldmann que fez a melhor volta da corrida virando em 51 segundos com uma média de 185 quilômetros/hora.
Uma das novidades da corrida foi o motor V8, mais potente dos que os usados no ano passado. A mudança foi aprovada após o primeiro teste. "Mostramos que a Stock Car deste ano será bem disputada, com jovens valores surgindo e todos em condições de vencer", disse Chico Serra.
Para o segundo colocado, Beto Giorgi, o segundo lugar mostra que a equipe está no caminho certo. "Estamos acertando o carro, principalmente os freios, mas conseguimos chegar ao final e quem sabe a vitória chega na próxima etapa", afirmou Giorgi.
A próxima etapa da Stock Car acontece no dia 22, em Porto Alegre (RS).