O Chelsea tomou sustos desnecessários, perdeu o jogo de volta das quartas de final da Liga Europa por 3 a 2, mas sobreviveu à pressão do Rubin Kazan e se classificou para a semifinais do segundo principal torneio continental.
Atual campeão da Liga dos Campeões, os Blues foram "rebaixados" para a Liga Europa após ficarem em terceiro na fase de grupos da Champions. A campanha tem sido um sucesso aqui e o time comandado pelo espanhol Rafa Benítez segue firme na busca do único título europeu que ainda não ganhou.
Os gols do Chelsea foram marcados por Torres (golaço, com passe de Lampard) e Moses. Já o Rubin Kazan marcou através de Marcano, Karadeniz e Natcho. Se o Chelsea já entrou em campo amparado por uma vantagem vinda do jogo de ida, o golaço de Fernando Torres logo aos 4' deixou o time ainda mais relaxado. O espanhol recebeu lançamento milimétrico de Frank Lampard e encobriu o goleiro, fora da área, para abrir o placar.
Com isso, os Blues jogaram sem pressão o restante da primeira etapa, controlando a partida e deixando o Rubin Kazan chegar apenas uma vez, já nos acréscimos. O fim do primeiro tempo, porém, foi apenas um prenúncio da pressão que o time inglês iria tomar na etapa complementar. Após o intervalo, os donos da casa voltaram com mais vontade do que nunca e logo empataram o jogo, através de Marcano.
O Chelsea relaxou demais e, mesmo assim, voltou a ficar na frente, com lindo gol de Moses, que tabelou com o brasileiro Ramires antes de deslocar o goleiro russo. No entanto, com gols de Karadeniz e Natcho (de pênalti), o Rubin Kazan virou o jogo e voltou a ameaçar os Blues. Precisando marcar dois gols para se classificar, os russos foram para cima de qualquer jeito, mas