A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu alterar significativamente os critérios do seu ranking, de forma a valorizar os resultados recentes das equipes e dar maior bonificação aos clubes campeões nacionais. O ranking é utilizado para definir 10 dos clubes que disputam a Copa do Brasil.
No atual ranking, eram considerados todos os resultados desde 1959. A partir de agora, só entram resultados dos últimos cinco anos.
Um dos maiores prejudicados será o Londrina, que tinha vaga praticamente garantida na Copa do Brasil de 2013 por ser o 34º colocado no ranking, com 631.
Sem conquistas expressivas nos últimos cinco anos, sendo inclusive rebaixado no Paranaense de 2009, o Tubarão deve despencar na listagem.
Nova contagem:
O campeão brasileiro ganha 800 pontos, 160 a mais do que o segundo colocado. Os vencedores das Séries B, C e D vão receber, respectivamente, 400, 200 e 100 pontos cada - sempre metade do campeão da divisão superior. Os vice ganham 80% da pontuação do campeão e os terceiros e quarto lugares 75% e 70%, respectivamente.
Isso vale também a Copa do Brasil, na qual a solução foi dar 600 pontos. Além disso, todos os clubes que disputarem a Copa Libertadores, independente do resultado deles na competição, ganham 400 pontos - o equivalente a ir às quartas de final da Copa do Brasil.
LESÕES – Alheio as decisões da CBF, o Londrina segue aprimorando a parte física para o Paranaense do próximo ano no CT da SM Sports. Com treinamentos em dois períodos, o meia Murilo sofreu uma nova lesão e deverá desfalcar o clube em 2013.
O jogador foi contratado para o Estadual deste ano, porém, sofreu uma lesão no joelho direito e parou por seis meses. Desta vez, o meia machucou o joelho esquerdo e poderá passar por uma intervenção cirúrgica.
Além disso, o zagueiro Gilvan sofreu uma lesão muscular e retornará somente em dezembro. Por fim, o lateral-direito Raul e o lateral-esquerdo Hamilton Acunha estão com dores musculares e serão poupados dos treinamentos nesta semana.