A Série Ouro do Campeonato Paranaense começou com a corda toda. Com o empate em 2 a 2 entre Coritiba e Prudentópolis, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, a média de gols da primeira rodada atingiu a marca histórica de 5,2 gols por partida. A competição começou no sábado com uma goleada do Atlético por 7 a 3 no Londrina; ontem o Malutrom venceu o Francisco Beltrão por 2 a 0; o Rio Branco derrotou o Iraty por 3 a 1 e o Paraná goleou o União por 5 a 1.
O Prudentópolis começou surpreendendo o Coritiba. Aos cinco minutos, Biro-Brio entrou na área e o zagueiro Alan jogou o corpo no atacante. O árbitro Carlos Jack Magno apontou a marca do cal. Marlon mandou a bola no canto esquerdo, longe do alcance do goleiro Júnior. O alviverde teve a chance do desempate com Gelson, de bicicleta. A bola assuntou o goleiro Cássio.
Em desvantagem no placar, o alviverde buscou o empate, mas foi castigado quando estava melhor. Em um contra-ataque, Marlon fez o seu segundo gol. A jogada novamente começou com Biro-Biro. O atacante foi até a linha de fundo e cruzou. Marlon apareceu desmarcado na área e de virada, mandou no fundo do gol do goleiro Júnior. Dois minutos depois o artilheiro da tarde desperdiçou o seu terceiro na partida.
A paciência da torcida coxa se esgotou após o segundo gol do Prudentópolis. Com a marcação cerrada das arquibancadas o time passou a mostrar determinação e raça em campo. Aos 27, o atacante Marquinhos diminuiu de cabeça, numa falha do goleiro Cássio. O gol assustou o Prudentópolis, que se trancou na defesa e cedeu espaço para o adversário. Depois de muito tentar, o coxa chegou ao empate, através de Gélson, aos 42, aproveitando um cruzamento de Marquinhos.
No segundo tempo o técnico Ivo Wortmann colocou Mabília e Patrício na esperança de virar a partida. Mas o resultado não foi o esperado. Sem ritmo de jogo a atuação do primeiro deixou a desejar. Tanto que aos 25 minutos Castorzinho entrou no lugar de Marquinhos para melhorar a criação das jogadas.
Nos últimos 15 minutos o Coritiba massacrou o gol de Cássio. O goleiro se redimiu da falha no primeiro gol de Marquinhos fazendo difíceis defesas em chutes de Patrício, Gélson e Djames. Aos 41, Patrício fez jogada na direita e arriscou o arremate. Mas Cássio mandou para escanteio. Nesse momento os jogadores alviverdes jogavam na base do sufoco, com excessão de Castorzinho e Patrício que buscavam variar as jogadas. Quando o juiz encerrou a partida, a torcida, insatisfeita com o resultado, vaiou a equipe coritibana. O zagueiro Leonardo justificou: "o alviverde não conseguiu encontrar seu futebol".
O Coritiba encara na próxima quinta-feira o América-MG, pela Copa Sul-Minas, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Dois dias depois volta ao Estádio Couto Pereira para enfrentar o Rio Branco. Já o Prudentópolis enfrenta o Francisco Beltrão no domingo, no estádio Newton Agibert.
Ficha técnica:
Coritiba: Júnior; Paulo Foiani (Patrício), Leonardo, Alan e Victor; Daniel, Reginaldo Nascimento, Djames e Da Silva (Mabília); Marquinhos (Castorzinho) e Gelson. Técnico: Ivo Wortmann
Prudentópolis: Cássio; Rissuti, Domingos, Vanderson e Gean Kenedy; Mina, Peu (Dudu), Messias e Fiapo (Josildo); Biro-Biro (Bruno) e Marlon. Técnico: Sérgio Moura
Árbitro: Carlos Jack Rodrigues Magno
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Gols: Marlon, aos 5 e 14 (1º); Marquinhos, aos 27 (1º) e Gelson, aos 42 (1º)