Mesmo em uma temporada tão equilibrada, com cinco pilotos brigando diretamente pelo título, existe uma chance do vencedor da Stock Car Brasil 2002, categoria V8, ser definido antes da última etapa. E, como no ano passado, isso pode acontecer no Paraná e também com Chico Serra, que garantiu o título de 2001 três provas antes do final da temporada, em Pinhais. No próximo domingo (dia 3 de novembro) Londrina recebe a penúltima etapa da principal categoria do automobilismo nacional, que pode apontar o campeão do ano. A programação também prevê a nona prova da Stock Car Light, que está igualmente em um momento decisivo e bastante equilibrado.
O líder Chico Serra tem, com os dois descartes previstos no regulamento, três pontos de vantagem para o segundo colocado, Ingo Hoffmann, e oito para Beto Giorgi. Caso vença e os adversários não consigam pontuar, o atual tricampeão garante o quarto título consecutivo. Há ainda outra possibilidade: Chico tem de vencer, Ingo chegar no máximo em 13º lugar, somando três pontos, e Beto em oitavo, marcando oito pontos. Com essas combinações e como já descartou duas provas sem pontuar, o piloto da equipe Texaco já teria assegurado mais um campeonato.
Apesar de tudo isso poder acontecer, os número são sempre frios e não conseguem acompanhar a emoção que a categoria tem apresentado dentro das pistas. A briga tem sido muito dura, tanto assim que Flávio 'Nonô' Figueiredo e Cacá Bueno, respectivamente quarto e quinto colocados também estão no páreo. Chico venceu três vezes (Rio, Pinhais e São Paulo), Ingo outras três (São Paulo, Londrina e Pinhais), Beto ganhou em Campo Grande e Brasília e Cacá faturou no Rio de Janeiro e em Guaporé-RS. Nonô não venceu, mas faz temporada muito regular.
''Deveremos ter, mais uma vez, uma prova emocionante. Existe a chance de Londrina assistir à decisão do título da V8, apesar de achar que isso vai acontecer somente em São Paulo. De qualquer forma, a categoria está tendo a sua melhor e mais equilibrada temporada dos últimos anos e isso mostra o crescimento e o profissionalismo de todo o circo'', declara Carlos Col, diretor da Vicar Promoções, organizadora da categoria juntamente com a Sports Momentum.
A Stock Light também apresenta a mesma emoção. Com oito etapas disputadas, o paulista Luciano Zangirolami, 107 pontos, e o catarinense Mateus Greipel, 97, disputam o título da categoria neste ano. Há também dois descartes programados, o que diminui a diferença entre ambos. Zangirolami precisa tirar oito pontos, ficando com 99, dois a mais que o adversário que já tem duas provas sem pontuar. Correndo por fora, especialmente na luta por uma das duas vagas da categoria para a V8 em 2003, está Thiago Camilo que, com 74 pontos, ainda tem chances.