Futebol

Brasileiros decidem título mundial no vôlei de praia

23 ago 2007 às 11:05

A menos que uma surpresa de última hora esteja em gestação pelos russos Dmitri Barsouk e Igor Kolodinsky, o título do circuito mundial de vôlei de praia deve mesmo continuar nas mãos de uma dupla brasileira.

Restando quatro torneios, a disputa segue indefinida e polarizada entre os líderes Ricardo-Emanuel e os vices Márcio-Fábio Luiz. O embate pelo ouro, que já atravessou 14 etapas, recomeça na próxima semana com o Aberto da Rússia, em São Petersburgo, onde Márcio e Fábio Luiz defendem o título conquistado em 2006 com uma campanha irretocável: seis vitórias e nenhum set perdido.


Nesta altura do campeonato, a calculadora é objeto inseparável dos competidores. Vice-campeões nos últimos dois anos, Márcio e Fábio Luiz somam 5.440 pontos contra 6.060 dos atuais tetras Ricardo e Emanuel.


Sempre muito regulares, mas ainda em busca do primeiro título, Barsouk e Kolodinsky aparecem em 3º com 5.230. No entanto, cada dupla descarta os cinco piores resultados das 18 etapas do calendário. Márcio e Fábio Luiz venceram o Aberto da Itália e os Grand Slam de Berlim, na Alemanha, e Stavanger, na Noruega. Ricardo e Emanuel ganharam os Grand Slam de Paris (França) e Klagenfurt (Áustria), além dos abertos de Espinho (Portugal), Montreal (Canadá) e Kristiansand (Noruega).


O circuito de 2007 ainda coloca em jogo duas vagas para times nacionais na Olimpíada de Pequim. Se a definição para os representantes brasileiros nos Jogos fosse hoje, Ricardo-Emanuel e Márcio-Fábio Luiz estariam assegurados. No entanto, a disputa vai até o dia 20 de julho do ano que vem. Até lá ainda restam 12 abertos e quatro grand slam. Desta forma, Pedro-Harley e Franco-Pedro Cunha seguem alimentando reais possibilidades de ir à China.

Das agências


Continue lendo