Numa apresentação de gala, a seleção brasileira masculina de vôlei conquistou o tetracampeonato na Liga Mundial, ao derrotar a Itália, neste domingo (18.07), por 3 sets a 1 (27/25, 25/19, 25/27 e 25/17), no ginásio Palalottomatica.
O aproveitamento dos brasileiros fala mais alto do que qualquer palavra: em 13 competições, a equipe conquistou, nada mais nada menos, que 11 títulos, esteve presente em 12 finais e nunca ficou fora do pódio.
Equilíbrio foi a marca do primeiro set. Contando coma eficiência dos seus ataques, as duas equipes disputaram ponto a ponto a liderança do placar. Os erros, principalmente, de saque também fizeram parte da parcial, o que deixou a partida ainda mais disputada: foram 11 para o time italiano e 10 para a seleção brasileira. No final, brilhou a estrela do atacante brasileiro Giba. Ele foi o maior pontuador do set, com oito acertos, e autor dos dois bloqueios que deram a vantagem ao Brasil no confronto: 27/25.
A seleção brasileira deu um show de bola no set seguinte, apresentando grande volume de jogo. O sistema defensivo trabalhou muito bem, aliado ao ótimo desempenho de Giba e André Heller no saque, e André Nascimento no ataque. O técnico italiano mexeu, colocando o oposto Biribanti no lugar de Sartoretti, mas já era tarde demais. Com certa tranqüilidade, o Brasil fechou o set: 25/19.
A Itália voltou bem melhor para o terceiro set. Destaque para o bloqueio italiano, que colocou o time em vantagem na segunda parada técnica: 16/13. O Brasil começou a reação no excelente desempenho de Giba no ataque e, principalmente, no bloqueio. O empate, porém, veio com a passagem do oposto Anderson pelo saque. A partir daí, mais disputa ponto a ponto. A vitória italiana veio depois do saque forçado de Sartoretti e do erro de ataque de André Nascimento: 27/25.
A derrota no set anterior não abalou o grupo brasileiro no terceiro set. Ao contrário, a equipe calou um ginásio praticamente lotado de torcedores italianos fanáticos. Visivelmente abatida, a Itália deixou que o Brasil ampliasse a vantagem no placar. Sacando, defendendo e contra-atacando com garra e determinação, a seleção brasileira explodiu em alegria por mais uma vitória histórica.