Futebol

Brasil perde 3º lugar para Canadá, mas bate recordes

17 ago 2003 às 16:37

Apesar de perder a terceira colocação no quadro geral de medalhas para o Canadá no penúltimo dia do Pan-Americano de Santo Domingo, o desempenho da delegação brasileira em 2003 melhorou em relação ao último Pan, disputado em Winnipeg, em 99.

O Brasil conquistou 28 medalhas de ouro, e, na classificação geral, encerrou os jogos atrás de Estados Unidos (118), Cuba (71) e Canadá (29).


Em relação à última edição dos Jogos, em Winnipeg-99, o Brasil apresentou um crescimento de 21% no número total de medalhas (de 101 para 122); sendo de 23% nas medalhas de bronze (de 44 para 54), 25% nas de prata (de 32 para 40) e 12% nas de ouro (de 25 para 28).


Dos 485 atletas brasileiros que participaram dos Jogos de Santo Domingo, 294 voltaram para casa com pelo menos uma medalha conquistada, o que representa 61% de aproveitamento.


O Brasil conquistou medalhas em quatro modalidades a mais em Santo Domingo, sendo lutas, pentatlo moderno, saltos ornamentais e futebol.


Nos Jogos, o Brasil conseguiu classificar o handebol masculino e feminino para os Jogos Olímpicos de Atenas, assim como nove atletas da natação, um do pentatlo moderno, um no tiro e dois no hipismo.


Esses números não levam em consideração as possíveis mudanças que podem ocorrer em decorrência dos casos de doping de outros países apresentados nos Jogos.


"O nosso objetivo, que era superar o número de medalhas de Winnipeg, foi atingido, mesmo com a diminuição do número de medalhas em disputa", disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

O Departamento Técnico do COB fará, até o fim de setembro, uma avaliação dos resultados dos Jogos Pan-Americanos, que pode alterar o percentual de verbas oriundas da Lei Agnelo-Piva recebido pelas Confederações.


Continue lendo