A Seleção Brasileira não encontrou diante da Rússia a mesma facilidade dos duelos da primeira fase. Porém venceu por 3 a 1, gols de Mosquito e Boschilia, que fez dois, e avançou às quartas de final da Copa do Mundo Sub-17. O próximo adversário será o México, no próximo dia 2 de novembro.
Sem muitos espaços devido à forte marcação da seleção russa, os brasileiros não conseguiram criar muitas chances no primeiro tempo. Quando conseguiam, paravam no goleiro Mitryushkin. Na melhor das oportunidades, o arqueiro defendeu a cabeçada à queima-roupa de Danilo.
O trio Mosquito, Nathan e Boschilia até tentava algumas tabelas. Caio finalizava de fora da área, mas nada surtia efeito diante do paredão que era a defesa da Rússia. O domínio brasileiro ficou ainda mais latente no segundo tempo. O Brasil continuava criando boas oportunidades, porém errava bastante nas finalizações.
Em uma delas Mosquito recebeu dentro da área após bola mal atrasada pela defesa russa, o atacante brasileiro driblou o goleiro mas finalizou em cima da defesa. Kenedy, que havia entrado no lugar de Caio, pegou o rebote e mandou para fora.
As coisas ficaram melhores quando Barinov foi expulso por falta em Auro. Inclusive foi o próprio lateral-direito brasileiro que iniciou a jogada do primeiro gol, ao ir à linha de fundo e tocar para trás. Mosquito chegou finalizando de primeira e marcou. Os cruzamentos eram realmente o mapa da mina. Em outro, agora pelo lado direito, foi Kenedy quem cruzou e Boschilia concluiu para fazer o segundo gol.
O ritmo da partida diminuiu, porém a Rússia ainda aproveitaria um vacilo da zaga brasileira e descontaria com Makarov. Eduardo e Lucas bateram cabeça e o jogador russo tocou na saída de Marcos. Quando a pressão da Rússia parecia ser iminente, o Brasil foi ao ataque e Boschilia marcou o seu sexto gol na competição aproveitando rebote de Mitryushkin.
Classificação assegurada, porém com algumas ressalvas. Além da dificuldade encontrada no primeiro tempo, diante de uma defesa fechada, a Seleção Brasileira não contará com o atacante Boschilia e o meia Gustavo. Ambos receberam o segundo cartão amarelo no torneio e estão fora das quartas de final.
Outros jogos
O México se classificou para enfrentar o Brasil ao derrotar a Itália por 2 a 0. Também nesta segunda-feira, a Suécia venceu o Japão por 2 a 1 e Honduras fez 1 a 0 sobre o Uzbequistão. Suecos e hondurenhos se enfrentam nas quartas de final.