O Brasil começou a temporada 2005 com uma vitória maiúscula e sem qualquer dificuldade: 7 a 1 sobre a fraquíssima Hong Kong, na cidade chinesa. Com maioria esmagadora da posse de bola, o time de Parreira procurou variar o maior número possível de jogadas e exibiu um bom futebol de Robinho, que atuou os 90 minutos, deu belos passes e marcou um bonito gol de cabeça, em sua estréia pela Seleção principal.
Os outros gols foram marcados por Ricardo Oliveira (2), Lúcio, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Alex (de pênalti). Lee Ming descontou para Hong Kong, em um gol considerado histórico para o futebol do país.
O Brasil começou sem dar espaços, procurando marcar no campo adversário. Robinho não se intimdou e, desde o início, partiu para cima dos adversários.
Aos 3 minutos, Robinho driblou um rival e tocou para Ricardo Oliveira, que chutou, de perna esquerda, ao lado do poste de Chun Yip. Dois minutos depois, em uma bela triangulação de Ronaldinho, Juninho e Ricardo Oliveira, a bola chegou a Robinho, que completou para o gol. Mas o auxiliar marcou impedimento.
Aos 6, Wong Yue recebeu livre dentro da área e chutou para defesa difícil de Júlio César, que pôs para escanteio. Aos 7, Ricardo Oliveira avançou pela direita e bateu forte, na entrada da área. Mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Aos 12 minutos, Roberto Carlos cobrou falta da intermediária e a bola passou perto do gol, mas por cima do travessão. Três minutos depois, o lateral-esquerdo tentou um lance ousado: antes do meio-campo, arriscou encobrir o goleiro Chun Yip. A bola viajou e assustou o goleiro.
Aos 18, foi a vez de Ronaldinho Gaúcho tentar o gol em cobrança de falta. No entanto, a oportunidade de gol, de novo, ganhou a linha de fundo.
Aos 19, Lúcio fez uma "pedalada", partiu como homem-surpresa desde a intermediária e tocou para Robinho na direita. O atacante cruzou, Chun Yip saiu mal do gol e o zagueiro escorou de cabeça. Brasil 1 a 0. Foi o primeiro gol do jogador do Bayern de Munique pela seleção principal.
Aos 29 minutos, Roberto Carlos fez boa jogada dentro da área, mas chutou fraco e perdeu boa chance. Um minuto depois, Ronaldinho Gaúcho lançou Ricardo Oliveira, que tentou driblar o goleiro e perdeu gol feito.
O segundo gol brasileiro saiu logo depois, aos 30 minutos. Zé Roberto tocou para Roberto Carlos, que tentou passar pela defesa, mas foi bloqueado. O próprio camisa 6 pegou o rebote e soltou um foguete, sem defesa para Chun Yip. Brasil 2 a 0.
Aos 39, Roberto Carlos chegou à linha de fundo e cruzou certinho na cabeça de Juninho, mas Chun Yip fez defesa espetacular, à queima-roupa. Na sobra, Robinho desperdiçou. Aos 41, Ronaldinho Gaúcho recebeu de Emerson na área e chutou, mas Chun Yip não deixou a bola passar.
Aos 46, o ataque brasileiro desencantou. Ronaldinho Gaúcho deu bom passe para Ricardo Oliveira, que, na risca da grande área, ciscou e colocou a bola no ângulo esquerdo do goleiro de Hong Kong. Brasil 3 a 0.
Com o placar construído no primeiro tempo, o Brasil voltou do intervalo com o intuito de ganhar entrosamento e buscar variações. Logo aos 4 minutos, o quarto do Brasil. Ronaldinho Gaúcho tabelou com Robinho na intermediária, entrou na área, se livrou de dois adversários e tocou bonito por cima de Chun Yip. Brasil 4 a 0.
Aos 11 minutos, Roberto Carlos cruzou da esquerda, Ronaldinho não conseguiu cabecear e a bola sobra para Juninho, que chuta e Chun Yip defende com o pé.
Um minuto depois, o Brasil chegou ao quinto gol e Ricardo Oliveira, ao segundo. Robinho recebeu no meio, esperou a passagem de Juninho pela direita e tocou para ele, que cruzou. O atacante do Bétis se antecipou ao zagueiro e completou para o gol. Brasil 5 a 0.
Aos 18, Robinho recebeu e tentou arriscar de fora da área, mas Chun Yip pegou com facilidade. Visivelmente, o Brasil caiu de ritmo com a entrada de Alex, Gilberto, Elano, Júlio Baptista e Belletti. Mas nada que tirasse o domínio da Seleção. Procurou cadenciar o jogo e só avançar sem erros.
Mas faltava o gol de Robinho. Eis que o atacante partiu em velocidade, tocou para Alex, que cruzou para Julio Baptista. Guo Ji – que entrou no lugar de Chun Yip – rebateu e Julio pôs a bola na cabeça de Robinho, que fez o primeiro pela Seleção prin-
cipal. Brasil 6 a 0.
Dois minutos depois, Júlio Baptista entrou na área e é derrubado: pênalti. Goleiro para um lado, bola para o outro: Alex faz Brasil 7 a 0.
Aos 36, Gilberto chegou pela esquerda e chutou com perigo, mas a bola passou à direita do goleiro. Um minuto depois, Belletti tabelou com Robinho, foi à linha de fundo e cruza; Júlio Baptista tentou de calcanhar, mas Guo Ji evitou o oitavo gol.
Aos 40 minutos, a torcida local teve uma alegria imensurável no Ano Novo chinês.
Após jogada iniciada em cobrança de lateral, a bola se perdeu na área e chegou para Lee Ming, que apenas completou para o gol de Júlio César. Brasil 7 a 1.
Aos 43, Elano arriscou chute e manda à direita do gol; no minuto seguinte, foi a vez de Robinho tentar, mas a bola saiu novamente.
Nos acréscimos, Júlio Baptista ainda tentou de falta, mas a bola foi para fora. na seqüência, Au Wai Lun invadiu a área e assustou Júlio César.
HONG KONG 1 x 7 BRASIL
Hora: 7h (de Brasília)
Local: Hong Kong Stadium, em Hong Kong (China)
Árbitro: Chow Wai Sun
Gols: Lúcio aos 19'/1ºT (0x1), Roberto Carlos aos 30'/1ºT (0x2), Ricardo Oliveira aos 46'/1ºT (0x3), Ronaldinho Gaúcho aos 4'/2ºT (0x4), Ricardo Oliveira aos 12'/2ºT (0x5), Robinho aos 32'/2ºT (0x6), Alex aos 34'/2ºT (0x7), 40'/2ºT (1x7) Lee Ming
Cartões Amarelos: -
Cartões Vermelhos: -
BRASIL: Júlio César, Cafu (14'/2ºT Belletti), Juan, Lúcio, Roberto Carlos (14'/2ºT Gilberto); Emerson, Juninho Pernambucano (22'/2ºT Elano), Zé Roberto (30'/2ºT Renato) e Ronaldinho Gaúcho (14'/2ºT Alex); Robinho e Ricardo Oliveira (22'/2ºT Júlio Baptista). T. Carlos Alberto Parreira
HONG KONG: Fan Chun Yip (29'/2ºT Xiao Guo Ji), Lee Wai Man, Szeto Chun e Feng Zhi; Man Pei Tak, Poon Cheuk, Wong Yue (8'/2ºT Lee Ming), Lau Chi Keung e Law Chun Bong (8'/2ºT Chu Sun Kei); Cheung Sai Ho e Au Wai. T. Lai Sun Cheung
Fonte: Lancepress