Depois de bater as três últimas colocadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, a seleção brasileira incluiu em seu ótimo início de campanha uma vitória sobre um adversário expressivo. Em Montevidéu, na noite de terça-feira (17), o time fez 2 a 0 no Uruguai.
O resultado no estádio Centenário levou a equipe de Tite aos 12 pontos, com 100% de aproveitamento e a liderança isolada do torneio qualificatório. A formação celeste, estacionada nos 6, ocupa a quarta colocação, ainda na zona de classificação ao Mundial do Qatar.
Com gols de Arthur e Richarlison, o Brasil ampliou um longo tabu sobre os uruguaios, que venceram o rival pela última vez em 2001. De lá para cá, foram cinco empates e seis derrotas, uma freguesia que poderá chegar a 20 anos se não for interrompida na Copa América de 2021.
Leia mais:
Veja os melhores momentos do jogo:
A seleção, assim, começou as Eliminatórias com quatro vitórias, algo que não acontecia desde 1981, na caminhada para a Copa do Mundo de 1982. Na ocasião, com uma tabela bem mais enxuta, esses quatro triunfos foram a totalidade da campanha rumo à Espanha.
Agora, a disputa é longa, em pontos corridos, com 19 rodadas. Ela terá uma pausa maior na virada do ano e voltará a ser disputada no final de março. Na retomada, o Brasil enfrentará a Colômbia fora de casa.
URUGUAI
Campaña; Giménez, Cáceres, Godín, Oliveros; Nández, Torreira (Arambarri), Bentancur (Brian Rodríguez), Nicolás de la Cruz (Jonathan Rodríguez); Cavani, Darwin Núñez. T.: Óscar Tabárez
BRASIL
Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Renan Lodi; Arthur, Douglas Luiz (Bruno Guimarães), Everton Ribeiro (Lucas Paquetá); Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Richarlison (Éverton Cebolinha). T.: Tite
Estádio: Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Juiz: Roberto Tobar (Chile)
Cartões amarelos: Giménez, Cáceres (Uruguai); Douglas Luiz, Richarlison (Brasil)
Cartões vermelhos: Cavani (Uruguai)
Gols: Arthur, aos 33min, e Richarlison, aos 44min do primeiro tempo