O Brasil está em sua terceira final consecutiva de uma Copa do Mundo. A Seleção Brasileira derrotou a Turquia por 1 a 0 e vai decidir o título contra a tricampeã Alemanha, no próximo domingo às 8h. As duas potências do futebol nunca se enfrentaram em um Mundial, mas são recordistas de finais: são sete de cada lado.
Por sorte Luiz Felipe Scolari não acompanhava o jogo pela TV brasileira. Se tivesse ouvido os apelos de Galvão Bueno, teria substituído Ronaldo logo no primeiro tempo. O atacante foi o responsável pelo gol da vitória, aos 4 minutos da segunda etapa, depois de um primeiro tempo angustiante para o torcedor brasileiro.
A jogada que decidiu a partida surgiu com uma arrancada de Gilberto Silva pela esquerda. O meia tocou para Ronaldo chutar no canto e marcar o seu seu sexto gol na Copa. O "fenômeno" é até agora o artilheiro do Mundial, seguido pelo alemão Klose e Rivaldo, com cinco gols cada.
A Turquia deu trabalho para o Brasil no primeiro tempo. Edílson, que entrou no lugar de Ronaldinho Gaúcho, pouco apareceu. A zaga brasileira mais uma vez mostrou-se atrapalhada e ineficiente em vários lances.
Os turcos pressionaram, marcaram bem e dominaram os primeiros 20 minutos de jogo, criando mais jogadas perigosas. Aos 19 minutos o Brasil quase tomou um gol numa bola aérea cabeceada por Ozalan. Não fosse o goleiro Marcos, os turcos teriam saído na frente.
A primeira ameaça ao gol turco só surgiu aos 20 minutos, com um chute forte de Ronaldo. O goleiro Recber fez uma boa defesa. A partir daí o Brasil ficou mais à vontaede e dominou a partida, marcando bem e aproveitando contra-ataques para tentar abrir o placar. Rivaldo quase fez o seu aos 37 minutos, mas o goleiro turco mais uma vez fez uma bela defesa.
No segundo tempo, a Seleção jogou melhor, atacou mais mas perdeu muitas chances de marcar. Aos 12 minutos, Edílson recebeu de Ronaldo uma bola na cara do gol, chutou no canto direito e a bola passou raspando a trave. Pouco depois, foi a vez de Kléberson perder um gol depois de um bom passe de Ronaldo. De dentro da área, o volante bateu forte direto para a mão do goleiro.
Luizão entrou aos 25 minutos e ajudou a manter a pressão brasileira. Aos 34 minutos, Denílson substituiu Edílson para protagonizar uma das cenas mais pitorescas desta Copa. Aos 42 minutos, numa jogada pelo canto direito da área turca, Denílson foi cercado por quatro adversários, uma verdadeira barreira que mostrou o quanto estavam desesperados os jogadores da Turquia, mas também o quanto temiam a ginga do brasileiro.
Histórico
A Turquia participou pela segunda vez de uma Copa do Mundo e já garantiu a melhor colocação de sua história neste Mundial. Os turcos ficaram em 10º lugar em 1954, em sua primeira participação. Agora decidem o terceiro lugar contra a Coréia do Sul, no próximo sábado às 8h.
O Brasil é o Brasil. Foi quatro vezes campeão e é a única seleção que participou de todos os Mundiais. Foi finalista das duas últimas copas. Em 94 derrotou a Itália nos pênaltis e em 98 perdeu o título para a França.
A Alemanha só não participou de duas copas, mas também já fez três finais consecutivas. Foi campeã em 54 e 74 e perdeu o título para a Itália em 82 e para a Argentina em 86. Em 1990 deu o troco aos argentinos, levando o tricampeonato para casa. Agora busca o tetracampeonato, tanto quanto os brasileiros buscam o penta.