A seleção brasileira feminina tem três indicações ao Bola de Ouro, prêmio da France Football. São eles o treinador Arthur Elias, que concorre ao título de Técnico do Ano, e a atacante Gabi Portilho e a zagueira Tarciane concorrem ao prêmio de melhor jogadora. A lista de indicados foi divulgada na quarta-feira (4).
Em setembro, Arthur Elias completa um ano à frente da seleção brasileira. No total, foram 14 vitórias e 7 derrotas em 21 jogos, além do vice-campeonato na Copa Ouro, terceiro lugar na SheBelieves Cup e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Ele comentou sobre a sensação de concorrer ao prêmio e ter o trabalho reconhecido mundialmente.
Leia mais:
Vini posa com camisa de torcida LGBT do Bahia no Barradão do rival Vitória
Marta deixa rivais no chão, dribla goleira e classifica time com golaço
Em jogo para festejar título e volta à série A, Santos perde para o CRB
Treino da seleção tem Gerson de volta e torcida liberada após protesto
"Me sinto muito orgulhoso pela indicação, que veio pelo trabalho coletivo de toda a Comissão Técnica. O trabalho do treinador é de tomar decisões importantes, mas é balizado em muito estudo, de muita dedicação, de evolução do nosso trabalho, de construção e de melhora junto com os profissionais que estão sempre comigo", afirmou.
"Aproveito também para agradecer o presidente Ednaldo Rodrigues pela confiança no meu trabalho, por ter dado todo o respaldo e estrutura para a gente ter um resultado expressivo nas Olimpíadas, que sem dúvida foi fundamental para essa indicação e também a todas as atletas que estiveram comigo nesse último ano", disse.
Ver essa foto no InstagramPublicidade
Portilho e Tarciane ficaram entre as 30 concorrentes a melhor jogadora.
A atacante do Corinthians tem 20 jogos pela seleção brasileira e três gols marcados. Com Arthur Elias, foram seis convocações. Portilho foi um dos destaques do setor ofensivo do Brasil durante as Olimpíadas, marcando o gol da classificação para a semifinal na partida contra a França.
Tarciane também se destacou nos Jogos Olímpicos no setor defensivo. A xerife mostrou garra e raça em todas as partidas da seleção brasileira na competição. Ela tem 13 jogos e um gol com a amarelinha. Sob o comando do atual treinador, já são quatro convocações. Recentemente a zagueira foi contratada do Corinthians pelo Houston Dash, e foi a maior transferência do futebol feminino brasileiro.
"A indicação da Gabi Portilho e da Tarciane com certeza enriquece o futebol brasileiro e a gente espera que daqui para frente cada vez mais atletas brasileiras possam estar também sendo reconhecidas internacionalmente, assim como as duas merecidamente foram indicadas", destacou o técnico Arthur Elias.
"São atletas que trabalharam comigo bastante tempo, que foram fundamentais nas conquistas tanto do Corinthians quanto da Seleção Brasileira, então fiquei muito contente e muito orgulhoso e também pela indicação delas", finalizou.
A cerimônia de anúncio dos vencedores será no dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França.