Mesmo sem jogar há mais de sete meses, o meia Bernardo continua a ser polêmico. O jogador do Vasco desabafou em sua conta do Instagram sobre os constantes questionamentos que vem sofrendo desde abril, quando supostamente se envolveu numa briga com traficantes da comunidade do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Bernardo aproveitou o espaço de sua rede social para avisar que não falaria mais sobre o assunto, e negou mais uma vez seu envolvimento na confusão.
- Vou me pronunciar pela última vez a respeito do ocorrido comigo no início do ano em uma comunidade do Rio de Janeiro: não fui espancado nem tampouco ameaçado de morte! Parte dessa imprensa podre não cansa de tirar palavras da minha boca, ficam vinculando meu nome sempre a esse ocorrido! Esse assunto morreu na minha, acabou! Esqueçam esse assunto!!!! Gostaria ainda de informar a quem quer que seja: não me pronuncio mais sobre esse ocorrido, me recusarei a qualquer pessoa! Espero ter sido objetivo e transparente! - publicou Bernardo, que ouviu diversas ofensas de torcedores na última sexta-feira, quando um grupo de vascaínos foi à São Januário protestar contra a má fase do clube no Brasileirão.
Bernardo se afastou dos campos em abril, quando sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo durante uma partida do Campeonato Carioca. Recém saído do departamento médico, o meia já iniciou sua preparação física, mas sem previsão de retorno ao time.