O Brasil é campeão invicto do 40º Sul-Americano Masculino de Basquete e agora segue em busca de medalha nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.
Na final, disputada no domingo no ginásio El Cilindro, em Montevidéu (Uruguai), os brasileiros venceram a Argentina por 83 a 80 (45 a 40 no primeiro tempo), com 16 pontos do cestinha Guilherme.
Na disputa da medalha de bronze, o Uruguai derrotou a Venezuela por 88 a 82. Nas 40 edições da competição, os brasileiros foram campeões 16 vezes, contra 12 dos uruguaios e 10 dos argentinos.
O técnico Lula Ferreira disse que a conquista "é muito importante para dar confiança ao grupo, que tem jogadores jovens e que estão adquirindo experiência internacional. Eles demonstraram muita garra e coragem nesse Campeonato. O nosso trabalho está apenas começando, ainda temos muita coisa para corrigir. E esse título mostra que nós estamos no caminho certo".
O ala Marcelinho considerou o título "muito importante para essa nova seleção e para o basquete brasileiro. A nossa caminhada é longa até o Pré-Olímpico mas essa conquista aumenta o moral do grupo para os Jogos Pan-Americanos. Agora temos que continuar treinando e trabalhando com muita raça e confiança. Vamos para o Pan com o objetivo de trazer o bicampeonato. O nosso objetivo final é a vaga olímpica".
A equipe retorna nesta segunda ao Brasil, com desembarque previsto para as 19h20 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Marcelinho chega nesta manhã ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.