Muricy Ramalho sabe que a sua opinião não terá peso na escolha de Neymar, entre Real Madrid e Barcelona, nem na decisão sobre o momento certo para se transferir para a Europa. Mas, se o garoto fizer uma consulta ao treinador, vai ouvir que o Barcelona é o melhor para ele.
"O time que caberia melhor para Neymar seria o Barcelona, onde ele pode se adaptar melhor. É difícil opinar porque não sou o tipo de treinador que se mete na vida dos atletas, mas vejo a parte técnica", disse Muricy em entrevista coletiva nesta quinta. "O Barcelona joga um futebol mais técnico, parecido com o nosso. No Real é um time mais tático. O treinador (José Mourinho) exige marcação no campo inteiro. Ele faz isso com os seus atacantes. Para Neymar é complicada essa adaptação. No Santos ele só preenche espaço; não é marcador. Neymar só quer a bola e partir na direção do gol".
Os agentes do garoto filtram as propostas que chegam do exterior e após a Copa América vão mostrar os números para Neymar, a quem caberá a palavra final sobre a provável transferência para o futebol europeu já na atual janela, que só vai fechar em 31 de agosto. Dos cinco clubes que se propuseram a depositar os 45 milhões de euros (mais de R$ 102 milhões), três não passaram na triagem, por motivos diferentes: Chelsea e Manchester City, ambos da Inglaterra, e Anzhi, da Rússia. No futebol inglês, a marcação é dura demais e no leste europeu Neymar teria que enfrentar o frio e ficaria esquecido.
Restaram Real Madrid e Barcelona, que travam um duelo fora de campo. O Santos prefere o Barcelona, uma vez que o clube catalão já se dispôs a adiar a apresentação de Neymar por um ano, só no início da temporada 2012/2013.