O Grêmio conheceu, nesta quarta-feira, o seu adversário nas oitavas de final da Copa sul-americana - será o Barcelona, do Equador, que sofreu para garantir a sua classificação. Em Guayaquil, o time equatoriano precisou suar muito para derrotar o Cobreloa, do Chile, por 4 a 3. No jogo de ida, houve empate sem gols e, por isso, qualquer igualdade com gols daria a vaga aos chilenos, fato que aconteceu na metade do segundo tempo com o 3 a 3. Um gol de Damian Díaz, aos 28 minutos, garantiu os donos da casa na próxima fase.
O primeiro tempo foi cheio de gols e emoção. Especialmente os primeiros 23 minutos, tempo suficiente para quatro gols. Aos 6, Michael Arroyo fez o primeiro do Barcelona e, apenas dois minutos depois, o Cobreloa empatou com José Luis Díaz. Em um intervalo de seis minutos, aos 17 e aos 23, o time equatoriano abriu 3 a 1 com os gols de Jairo Campos e Arroyo. Antes do intervalo, aos 39, Juan Abarca devolveu a esperança aos chilenos ao diminuir a desvantagem.
Na segunda etapa, o Cobreloa não tinha outra coisa a fazer senão atacar para conseguir, ao menos, a igualdade no placar. E conseguiu seu objetivo logo aos 10 minutos, com Patricio Trancoso. A partir de então, os chilenos se fecharam na defesa, mas não tiveram sucesso e foram eliminados com o gol salvador de Damian Díaz.
O duelo entre Barcelona e Grêmio terá seu primeiro jogo na semana que vem, no Equador. A data e o horário será definido nos próximos dias pela Conmebol. Quem não conheceu seu rival nas oitavas, nesta quarta, foi o Independiente, da Argentina, já que o jogo entre Liverpool, do Uruguai, e Envigado, da Colômbia, foi adiado para esta quinta por causa das fortes chuvas em Montevidéu.