Futebol

Bahia vê título 'distante' e problemas com a torcida

16 mai 2013 às 14:09

A campanha dos torcedores do Bahia, que não compareceram à Fonte Nova na última quarta-feira, reflete o cenário de crise que se assolou sobre o Esquadrão neste começo de temporada. Eliminações desastrosas, goleadas em casa, desgaste entre a torcida e a presidência do clube e as saídas do técnico Joel Santana e do diretor de futebol Paulo Angioni, são alguns dos fatores que completam o caos.

Após se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado na última rodada, o Tricolor começou 2013 sem conseguir boas apresentações dentro de campo e com problemas fora dele. Na Copa do Nordeste, o time foi eliminado ainda na fase de grupos; no Estadual, chegou à semifinal vencendo apenas um dos oito jogos disputados e perdeu o primeiro jogo contra o arquirrival Vitória numa goleada histórica por 7 a 1. Na última quarta-feira, o Luverdense foi o carrasco na Fonte Nova e sacramentou a eliminação também na Copa do Brasil. O terceiro insucesso só nesta temporada.


Os campanhas aquém do esperado provocaram a queda dos técnicos Jorginho e Joel Santana. Curiosamente, ambos deixaram o comando do time após derrotas para o Vitória. A goleada de 5 a 1 na inauguração da Fonte Nova derrubou Jorginho, atualmente no Flamengo, enquanto o último Ba-Vi foi o estopim para Joel.


Em meio aos problemas, o técnico interino, Eduardo Barroca, pediu foco dos seus comandados para superar a má fase do grupo. A declaração foi dada nesta quinta-feira mas especula-se que apesar do discurso, Eduardo será o próximo a deixar o Tricolor.


- Acho que a grande dificuldade neste momento conseguir é neutralizar o que vem de fora para dentro e conseguir tentar resolver nossos problemas, sabendo que a gente vai ter que resolver isso. Não é uma coisa tão simples para os mais jovens, mas só dessa forma vamos conseguir resolver nosso problemas. Não podemos transferir a nossa responsabilidade. A responsabilidade é nossa. Temos que resolver, temos que conseguir os resultados, ganhar jogo, para reconquistar a torcida. Só depende de nós - declarou Barroca, ao site oficial do clube.


RELAÇÃO COM A TORCIDA ESTREMECIDA
Os torcedores do Bahia se manifestam, principalmente nas redes sociais, pedindo a saída do presidente Marcelo Guimarães Filho. O cartola é apontado por unanimidade entre os torcedores como o principal "culpado" pela má fase do time.


Além dos resultados ruins dentro das quatro linhas, a gestão de Marcelo também vem contribuindo com o mal-estar entre o time e a torcida. A venda do meio-campo Gabriel para o Flamengo, por exemplo, foi muito criticada pelos torcedores e os valores da transação não foram revelados, o que irritou ainda mais os tricolores.

A gestão de Marcelo foi definida como a mais "obscura" dentro do futebol brasileiro pelo Dr. Antônio Rodrigo Machado, um dos advogados baianos responsáveis pela carta-denúncia que acusa o mandatário de crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.


Continue lendo