Futebol

Avião da Chapecoense cai na Colômbia; goleiro Danilo entre as vítimas fatais

29 nov 2016 às 07:26

O avião que transportava a delegação da Chapecoense caiu pouco antes de chegar ao destino final, Medellín, na Colômbia, na noite da última segunda-feira (28). A aeronave transportava 81 pessoas, sendo nove tripulantes e 72 passageiros. Entre eles estão jogadores, diretores e a comissão técnica do time catarinense, além de jornalistas e torcedores. As últimas informações dão conta de que apenas seis pessoas sobreviveram, entre elas quatro jogadores. As buscas já terminaram.

O goleiro Marcos Danilo Padilha, de 31 anos, foi socorrido e levado a um hospital de Medellín. Horas depois, a Cruz Vermelha colombiana havia informado que o atleta havia morrido no hospital, mas desmentiu a informação por volta das 11h30 desta terça (29), recolocando o goleiro na lista de feridos. Entretanto, à tarde, o Hospital revelou que o jogador não resistiu aos ferimentos.


O jogador é natural de Cianorte e passou por diversos times do interior do Paraná até chegar ao Londrina em 2011. Nos dois anos que esteve no Tubarão, se consolidou como grande destaque da equipe e foi emprestado, em 2013, à Chapecoense, que já estava na Série A. No ano seguinte, se transferiu em definitivo para o clube de Santa Catarina, onde também se tornou ídolo.


Outro ex-Londrina que estava no avião é o atacante Lucas Gomes, de 26 anos. Ele é um dos que constam na lista de mortos na tragédia. O atleta ainda pertencia ao LEC e estava emprestado à Chapecoense. Lucas chegou ao Londrina em 2013, para a disputa da Série D. Em 2014, não se firmou como titular e foi emprestado ao Icasa. No ano seguinte, atuou pelo Fluminense antes de ser novamente emprestado, dessa vez ao time catarinense.


Os sobrevivente são o goleiro reserva Jackson Follmann, de 24 anos, e o lateral Alan Ruschel, de 27, que estão sendo atendidos em hospitais da região. Além deles, também foram resgatados com vida o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena Suarez. Horas depois, o zagueiro Neto foi localizado ainda com sinais vitais sob uma peça de fuselagem. Até o momento, ele é o quinto sobrevivente.


Reprodução


Além deles, até o momento se acredita que pelo menos mais duas pessoas tenham sido resgatadas com vida. Ainda não há informações sobre o número de vítimas fatais. O prefeito de La Ceja, Frederico Gutierrez, afirmou à imprensa que haveria pelo menos 25 mortos. Jornalistas da rede de TV Fox Brasil estariam entre os 72 passageiros do voo, além de outros profissionais da imprensa.


Reprodução


O avião caiu em uma região de difícil acesso nas cercanias de Medellín. Rádios locais afirmam que as equipes de resgate têm dificuldades de locomoção e ainda não chegaram ao local do acidente, devido à baixa visibilidade e ao terreno acidentado.


Ainda de acordo com a imprensa local, o avião perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (1h15 de Brasília). O SOS foi emitido entre as cidades de Ceja e Lá Unión. O avião, de matrícula CP2933, fez uma parada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, depois de decolar do Brasil.


Informações iniciais sobre o acidente, que agora está tendo as suas causas investigadas, dão conta de que o avião teria sofrido uma pane elétrica e o piloto teria liberado combustível da aeronave antes do pouso forçado para evitar que houvesse uma explosão na hora do choque com o solo. Também está sendo investigada a hipótese de que o combustível do avião teria acabado antes de o piloto ser obrigado a fazer o pouso forçado.


Reprodução


A Chapecoense disputaria a final da Copa sul-americana nesta quarta (30), em Medellín, contra o Atlético Nacional. O voo da companhia Lamia partiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín, mas se acidentou pouco antes de chegar à segunda maior cidade da Colômbia.


A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) suspendeu todas as suas atividades, incluindo a final que seria disputada nessa quarta. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, está a caminho de Medellín.


Confira a lista completa:


SOBREVIVENTES


Alan Ruschel (lateral da Chapecoense)
Jakson Follmann (goleiro)
Rafael Henzel (jornalista)
Ximena Suarez (comissária)
Hélio Zampier Neto (zagueiro)


VÍTIMAS


Lista de jornalistas:
Victorino Chermont - FOX
Rodrigo Santana Gonçalves - FOX
Devair Paschoalon - FOX
Lilacio Pereira Jr. - FOX
Paulo Clement - FOX
Mário Sérgio - FOX
Guilherme Marques - Globo
Ari de Araújo Jr. - Globo
Guilherme Laars - Globo
Giovane Klein Victória - RBS (repórter da RBS TV de Chapecó)
Bruno Mauri da Silva - RBS (técnico da RBS TV de Florianópolis)
Djalma Araújo Neto - RBS (cinegrafista da RBS TV de Florianópolis)
André Podiacki - RBS (repórter do Diário Catarinense)
Laion Espíndola - Globo Esporte (repórter de Chapecó)
Rafael Valmorbida - Rádio Oeste
Renan Agnolin
Fernando Schardong
Edson Ebeliny
Gelson Galiotto
Douglas Dorneles
Jacir Biavatti
Ivan Agnoletto
Lista da tripulação:
Miguel Quiroga
Ovar Goytia
Sisy Arias
Romel Vacaflores
Alex Quispe
Gustavo Encina
Erwin Tumiri
Angel Lugo


Lista da delegação da Chapecoense:


Ananias Monteiro
Arthur Maia
Bruno Rangel
Aiton Cesar
Cleber Santana
Marcos Danilo Padilha
Dener Assunção
Filipe Machado
José Paiva
Guilherme de Souza
Everton Kempes
Lucas da Silva
Matheus Btencourt
Hélio Zampier
Sérgio Manoel Barbosa
William Thiego
Tiago da Rocha
Josimar
Marcelo Augusto
Mateus Lucena dos Santos
Luiz Saroli
Eduardo Filho
Anderson Araújo
Anderson Martins
Marcio Koury
Rafael Gobbato
Luiz Cunha
Luiz Grohs
Sérgio de Jesus
Anderson Donizette
Andriano Bitencourt
Cleberson Fernando da Silva
Emersson Domenico
Eduardo Preuss
Mauro Stumpf
Sandro Pallaoro
Nilson Jr.
Decio Filho
Jandir Bordignon
Gilberto Thomaz
Mauro Bello
Edir De Marco
Daví Barela Dávi
Ricardo Porto
Delfim Pádua Peixoto Filho

(matéria atualizada às 16h18)


Continue lendo