O Atlético começou bem a sua primeira partida no Campeonato Brasileiro de 2001. Logo aos 4 minutos de partida, o artilheiro Kléber jogou a bola para as redes adversárias, estabelecendo o placar do primeiro tempo.
O jogo começou em alta velocidade, com os dois times ligados na marcação e tentando lanámentos para o ataque. E foi asism que saiu o gol atleticano, logo aos 4 minutos de partida. O Atlético roubou a bola e Alex Mineiro lançou Kléber, que venceu o zagueiro na corrida, driblou o goleiro Danrlei, que saía do gol e tocou para marcar o primeiro gol atleticano no Brasileirão 2001.
O Atlético era rápido no ataque e obrigava o goleiro Danrlei a trabalhar. O Grêmio tentava chegar ao gol de empate com jogadas aéreas. Através de faltas, escanteios e cruzamentos, jogava a bola alta sobre a área, mas os atacantes não conseguiam a conclusão.
O time gaúcho tentava ganhar o domínio do jogo através de inúmeras faltas. Muitas delas não eram marcadas pelo árbitro que também economizou nos cartões para os gaúchos. Aos 40 minutos, Kléber chuta de fora da área e quase surpreende o goleiro Danrlei.
A ficha técnica deste primeiro tempo
Atlético: Flávio; Gustavo, Nem e Rogério Corrêa; Alessandro, Pires, Kláeberson, Adriano e Fabiano; Alex e Kléber. Técnico: Mário Sérgio.
Grêmio: Danrlei; Marinho, Anderson Polga e Claudiomiro; Anderson Lima, Gavião, Tinga, Zinho e Rubens Cardoso; Rodrigo Mendes e Rodrigo Grau. Técnico: Tite.
Gol: Kléber, aos 4 minutos, para o Atlético.
Árbitro: Léo Feldman (RJ)