O Atlético Paranaense quase foi surpreendido pelo Iraty nesta tarde de domingo, no Estádio Joaquim Américo, em Curitiba, em um jogo com três pênaltis marcados. O rubro-negro venceu por 4 a 3, mas a vitória só foi conquistada aos 44 minutos do segundo tempo com um gol de cabeça do atacante Kleber, que seis minutos antes havia perdido um pênalti.
Com esse resultado o Atlético ficou um ponto atrás do líder Malutrom, que empatou por um gol contra o Rio Branco, em Paranaguá. Nessa quarta-feira o rubronegro enfrenta o Atlético Mineiro na Arena da Baixada, às 21h40, e somente uma vitória dará alguma chance de classificação.
O Atlético começou dando a impressão de que iria golear. O técnico Paulo Cesar Carpegiani afirmou que pediu ao time atacar desde o início para conquistar a vitória de forma convincente. "Na palestra feita antes do jogo pedi atenção aos jogadores e mostrei que podem acontecer surpresas se não tomarmos cuidado", disse Carpegiani.
Essa recomendação ofensiva do treinador foi seguida à risca e logo aos cinco minutos de jogo um escanteio cobrado na primeira trave encontrou Clóvis livre para o cabeceio. Foi o primeiro gol de Clóvis pelo time profissional, que participou do jogo em substituição ao zagueiro Milton do Ó, que cumpria suspensão automática.
Mas o zagueiro Igor, revelado nas categorias de base do time, não reeditava as últimas partidas. Em um lance grotesco aos 20 minutos, ele tentou sair jogando e perdeu a bola para Alexandre que foi derrubado na grande área. O lateral-esquerdo Lino bateu e marcou o gol de empate.
Aos 31 minutos foi marcado o primeiro pênalti do jogo, em um lance de mão do zagueiro Wilson. Kleber bateu bem e marcou seu oitavo gol no campeonato. Sete minutos depois o Atlético chegou ao seu terceiro gol, de pênalti, com o lateral-esquerdo Lima.
Quando a torcida atleticana ainda comemorava o Iraty mostrou que tinha fôlego. Aos 40 minutos, mais uma vez o zagueiro Igor perdeu a bola para Alexandre que avançou e tocou para Tiago que venceu o goleiro Flávio.
Para o segundo tempo o rubro-negro voltou modificado. Mesmo assim quem assustou foi o Iraty com Itamar. Aos 8 minutos o time já havia chegado três vezes ao gol do Atlético. Na quarta chance Itamar empatou o jogo e deixou a torcida e o time rubro-negro tensos.
A torcida pedia raça e Carpegiani optou por Selmir no lugar de Clóvis e Lobatón no lugar de Alex Mineiro. Em um erro do árbitro Cleivaldo Bernardo, ele marcou pênalti duvidoso de Pedro Rocha. Kleber correu para a bola e o goleiro Cristiano defendeu.
O jogo estava no final quando Kleber marcou de cabeça o quarto gol atleticano e o seu nono gol, mantendo a artilharia do campeonato. O goleiro Cristiano do Iraty lamentou o resultado. "Nosso time foi bem, mas pecou ao permitir dois gols de jogadas que treinamos durante a semana para impedi-las", afirmou.
Ficha técnica:
Atlético 4 : Flávio; Rogério Souza, Igor, Nem e Lima; Clóvis (Selmir), Cocito, Kleberson e Alex Mineiro (Lobatón); Kelly e Kléber. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani
Iraty 3: Cristiano; Jamur, Joilson, Pedro Rocha e Wilson; Lino, Tiago, Gilmar e Jaime; Itamar (Roni) e Alexandre. TécnicoLívio Vieira
Árbitro : Cleivaldo Bernardo
Estádio : Joaquim Américo, em Curitiba
Gols: Clóvis (5 do 1º), Lino (20 do 1º), Kleber (31 do 1º), Lima (38 do 1º), Tiago (40 do 1º), Itamar (8 do 2º) e Kleber (44 do 2º)