O Flamengo permanece em situação de extrema cautela no Campeonato Brasileiro depois de ser derrotado, neste domingo, pelo Atlético-PR por 1 a 0, em Volta Redonda. Gol de pênalti de Paulo Baier. Com 40 pontos, o time de Vanderlei Luxemburgo é o 13.º colocado e segue ameaçado de rebaixamento. A diferença para a zona de queda é de quatro pontos.
Os paranaenses, por sua vez, continuam sonhando com uma vaga na Copa Libertadores. Estão na quinta posição, com 53 pontos, sete a menos que o Cruzeiro, terceiro colocado, e o Corinthians, novo vice-líder da competição.
A rodada só não foi um desastre completo para os rubro-negros pois seus competidores diretos na luta pela permanência na Série A também não conseguiram vencer. Atlético-MG, Atlético-GO e Avaí empataram. Vitória e Guarani perderam. Mas é certo que esta será uma semana de muita pressão na Gávea.
Em busca desesperada para achar a melhor formação ofensiva para o Flamengo, Luxemburgo mexeu no meio e no ataque. Tudo para tentar amenizar a anemia crônica do setor neste Brasileiro. Optou por um ataque de força física, com Deivid e Val Baiano. No meio, promoveu a estreia de Guilherme Negueba.
A experiência durou apenas o primeiro tempo. Com mais uma atuação fraca, Deivid foi vaiado pela torcida e deu lugar para o barrado Diego Maurício no intervalo. O jovem Negueba não permaneceu muito mais tempo, saindo aos 13 minutos para a entrada de Marquinho.
O gol visitante saiu depois que Maldonado derrubou Nieto na área. Baier cobrou forte e fez o único gol do jogo, aos 39 minutos. Precisando reagir e com as alterações de Luxemburgo, que perdeu a primeira no comando do time, o Flamengo pressionou. Mas Neto garantiu a vitória com defesa salvadora em finalização de Diego Maurício, aos 40.
Na próxima rodada, o Atlético Paranaense buscará se manter na briga por uma vaga na Libertadores diante do lanterna Prudente, domingo, na Arena da Baixada. O Flamengo vai duelar com o ameaçado Atlético Mineiro, sábado, na Arena do Jacaré.