O Atlético Paranaense e a CAP/SA, empresa que controla as obras da Arena da Baixada, realizaram na tarde desta quarta-feira (11) o pagamento dos salários atrasados de parte dos funcionários que estavam parados por conta dos atrasos nos vencimentos e nos vale compras. Mesmo assim, segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil de Curitiba e Região (Sintracon), ainda são 100 funcionários sem receber.
A informação sobre o pagamento foi divulgada por meio de nota no site da CAP/SA, que diz que foi firmado um "terceiro contrato de financiamento mediante abertura de crédito perante a Fomento Paraná para a conclusão das obras de reforma, ampliação e modernização" do estádio. Isso possibilitará, segundo a empresa, o pagamento dos funcionários e continuação dos trabalhos.
O presidente do Sintracon, Domingos Davide, confirmou a informação sobre o pagamento. Segundo ele, o pagamento foi feito para os contratados da CAP/SA. Ainda falta definir a questão dos vencimentos dos operários contratados por empreiteiras terceirizadas. "Ainda vamos conversar com as terceirizadas sobre o pagamento", diz.
Os contratados das empreiteiras são terceirizados, o que demanda conversa com cada empresa. Segundo Davide, o Sintracon vai até a Arena conversar com os funcionários que ainda estão parados para definir se eles permanecem em greve ou voltam ao trabalho. "É uma situação complicada. São 100 funcionários dentre cerca de mil. Mas se eles decidirem continuar parados, vai ser mantida a greve".
Por causa do atraso nos pagamentos, os funcionários das obras da Arena cogitaram parar todos os trabalhos por tempo indeterminado, em solidariedade aos que não recebiam os salários.