Futebol

Atlético-PR bate Paraná e se aproxima do G4 da Série B

25 ago 2012 às 18:33

O Atlético Paranaense encerrou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro em grande estilo neste sábado. O time emplacou sua quarta vitória seguida na competição ao bater o rival Paraná, por 2 a 1, fora de casa, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba.

Com os últimos resultados, o Atlético compensou o fraco início de campeonato e já começou a se aproximar do G4 da tabela. Figura na provisória sexta colocação, com 32 pontos, depois da oitava vitória seguida sobre o rival. O Paraná segue em 11.º lugar, com 26.


Mesmo jogando fora de casa, o Atlético mostrou maior iniciativa nos primeiros instantes do jogo e impôs pressão sobre a defesa rival. Mas foi o Paraná que teve as primeiras chances reais. Não fosse o goleiro Weverton, o Paraná teria saído na frente. Primeiro num chute de Fernandinho, que o goleiro espalmou - a bola acertou o travessão. Depois, numa finalização à queima roupa de Wendel, espalmado pelo goleiro, aos 12.


Dois minutos depois, o Atlético abriu o placar, numa falta cometida por Anderson, após saída errada de Arthur. João Paulo bateu no canto do goleiro, que demorou para cair no canto.


Aproveitando o bom momento, o visitante ampliou aos 22 minutos. Num contra-ataque pela direita, Elias fez a inversão para Pedro Botelho. A defesa pediu impedimento, que não houve. O lateral atleticano dominou no peito e bateu cruzado.


O Paraná continuou ameaçando e chegou com perigo com Ricardo Conceição, de longe, e com Lúcio Flávio, de falta, em duas novas defesas de Weverton. E só diminuiu aos 46 minutos, quando o mesmo Lúcio Flávio lançou Paulo Henrique. Ele dominou a bola no peito e chutou. Houve desvio em Pedro Botelho e a bola ainda tocou nos pés de Weverton antes de entrar.


No segundo tempo, o Atlético voltou com o experiente Paulo Baier no lugar de Elias, ainda sem ritmo. E teve três chances para ampliar o placar e definir o jogo. Como não conseguiu, restou ser mais cauteloso e segurar o resultado.


O Paraná não teve força ofensiva, mesmo com as entradas de dois atacantes (Luisinho e Geraldo) promovidas pelo técnico Ricardinho, que tentou o tudo ou nada nos últimos 15 minutos. Aos 45 minutos, por falta violenta, Paulo Baier recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Na terça-feira, pela abertura do returno, o Paraná vai até Campinas medir forças com o Guarani, sem o atacante Arthur e os meias Lúcio Flávio e Fernandinho, suspensos com três cartões amarelos. O embalado Atlético, sem Paulo Baier, vai receber o Joinville, em Paranaguá.


Continue lendo