O Parque Aquático Maria Lenk, sede das competições de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, foi inaugurado neste domingo, com demonstrações de atletas brasileiros que estarão competindo nas modalidades em disputa no local e nas maratonas aquáticas.
Além do numeroso público na arquibancada, estiveram na abertura da instalação, no Complexo Cidade dos Esportes, autoridades como o Ministro do Esporte, Orlando Silva; o Prefeito do Rio, Cesar Maia; o Presidente da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), Mario Vázquez Raña; o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador do RIO 2007 (CO-RIO), Carlos Arthur Nuzman; o Secretário-Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório; e o Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho.
Diante do novo parque aquático, com capacidade para 5 mil pessoas, o presidente da ODEPA se mostrou satisfeito com a preparação para o RIO 2007. "Creio que hoje estamos dando o primeiro passo na realização dos Jogos. Quero deixar todos os meus aplausos e minha confiança no sucesso do evento", disse Raña, que na ocasião recebeu a chave da cidade das mãos do Prefeito Cesar Maia.
Rama também elogiou a iniciativa de uma das quatro placas do Parque Aquático Maria Lenk conter o nome daqueles que trabalharam na construção da instalação. "Sinto ainda mais contente ao ver a placa com o nome de todos os operário que fizeram a obra. Se começamos bem, terminaremos melhor", disse o Presidente da ODEPA.
Os atletas, figuras principais do evento de abertura, também aprovaram o Parque Aquático Maria Lenk. Um dos atletas impressionados com a qualidade da instalação era Cassius Duran, do salto ornamental. "O parque é de primeiro mundo. Conheço pelo memos 100 piscinas em todo o planeta. Essa aqui não deve nada a nenhuma delas", disse Duran.
"O parque está mais do que aprovado. O palco já está montado. Agora só falta o show", completou o nadador Thiago Pereira, uma das maiores esperanças de medalhas de ouro pelo Brasil, competindo nos 100m e 200m costas, 200m peito, revezamentos 4x200m livre, 4x100m medley, 200m medley e 400m medley.
O novo parque aquático recebeu este nome em homenagem ainda em vida à nadadora brasileira Maria Lenk, a primeira sul-americana a competir em uma Olimpíada, em 1932.